A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) instituiu uma comissão especial, formada por cinco prefeitos, para debater o projeto de lei que cria a Estrada-Parque Caminho do Colono. O colegiado foi criado na sexta-feira (12), após a explanação do deputado Assis do Couto (PT-PR), durante uma reunião da entidade. Para o deputado, é preciso que a comunidade local se una em torno da causa para pressionar o Senado a votar o projeto ainda neste ano.
“Nós aprovamos o projeto na Câmara Federal e há um ano ele está parado no Senado. Ano passado foi um ano difícil, com eleições e Copa do Mundo. E no próximo ano teremos eleições municipais. Algumas pessoa dizem que só voltamos a este assunto em época de campanha, o que não é verdade. Por isso, queremos mobilizar a sociedade para convencer o Senado a dar o trâmite necessário ao projeto ainda neste ano”, afirmou o parlamentar.
O deputado destacou a importância histórica do parque, apresentando fontes que comprovam a ancestralidade do caminho. “Existem documentos, livros, relatos que comprovam a existência do que hoje conhecemos como Estrada do Colono desde 1.543”, disse.
Assessoria Parlamentar