Aprovado projeto que beneficia mulheres; Bancada Feminina quer ainda igualdade no trabalho

mulherespt

 Um acordo entre os líderes partidários e a bancada feminina garantiu a aprovação nesta quarta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, do PL 2784/08, que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a realizar, junto com a operação de retirada de mamas – mastectomia – em mulheres com câncer, a reconstrução dos seios.

Na avaliação da deputada Erika Kokay (PT-DF)a proposta “é fundamental para o resgate da auto-estima das mulheres mastectomizadas”.

Ainda em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será apreciado na próxima semana o PL 4857/09, que define regras para coibir a discriminação das mulheres no ambiente de trabalho. A relatora da matéria, deputada Iriny Lopes (PT-ES), afirmou que já existe um entendimento para a votação do substitutivo que, de acordo com ela, avança bastante nas garantias dos direitos das mulheres. Mesmo sem a aprovação da proposta, Iriny Lopes ressaltou que no Dia Internacional da Mulher é importante lembrar “que hoje as mulheres conquistaram muito mais do que ontem e temos a primeira mulher Presidente da história do Brasil”.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que a luta das mulheres continua e lamentou que a proposta não tenha sido votada. “Perdemos uma grande oportunidade de avançar nos direitos das mulheres e, principalmente, na relação de trabalho”.

Para a deputada Luci Choinacki (PT-SC) no Dia Internacional da Mulher é preciso registrar que “tudo para as mulheres foi conquistado com mobilização e continuamos lutando pelas mesmas bandeiras: a igualdade dos salários, a valorização e a participação política”.

 Lei da Copa – Os deputados aprovaram ainda o requerimento do deputado Jilmar Tatto (PT-SP), líder do PT na Câmara, para urgência do projeto de Lei Geral da Copa (PL 2330/11). O texto, que deverá ser votado na próxima semana, prevê regras para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também