O ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula, deputado federal licenciado Paulo Pimenta (PT-RS), disse em sua conta no twitter nesta quinta-feira (12) que “respeito e transparência com a imprensa não vão faltar no nosso governo”. A declaração ocorreu após o primeiro “Café com Jornalistas”, ocasião em que o presidente Lula pode conversar e responder perguntas dos setoristas da imprensa que cobrem as notícias direto do Palácio do Planalto.
Diferente do que ocorria no governo anterior, a nova relação de transparência e respeito do atual governo com a imprensa já havia sido anunciada pelo próprio ministro Paulo Pimenta, em seu discurso de posse. “No governo do presidente Lula não haverá muros, nem cercadinhos. Não haverá ofensas ou ameaças, jornalistas terão toda liberdade para exercer sua finalidade”, afirmou na ocasião.
Os ‘cercadinhos’ mencionados pelo ministro referem-se a espaços reservados para os jornalistas em eventos com o então presidente Bolsonaro. Nessas ocasiões, principalmente na entrada do Palácio da Alvorada, jornalistas e fotógrafos ficavam confinados em um espaço ao lado de apoiadores do ex-presidente, sofrendo constantes hostilizações.
PT na Câmara