O ministro da Economia, Paulo Guedes, fugiu nesta quarta-feira (9) – pela segunda vez consecutiva – de uma audiência pública marcada na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados. Desta vez, o ministro iria prestar esclarecimentos sobre distorções “bilionárias” em dados da Previdência do governo federal apontadas pelos técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme requerimento aprovado, de iniciativa do deputado Leo de Brito (PT-AC). Diante da quebra do acordo, endossado inclusive com líderes do governo, a CFFC decidiu – por unanimidade – aprovar requerimento do parlamentar petista convocando Paulo Guedes.
Ao defender a convocação – que segundo o Regimento Interno da Câmara prevê crime de responsabilidade em caso de recusa – o deputado Leo de Brito lamentou a segunda ausência consecutiva do ministro na comissão. Segundo ele, o ato demonstra que o atual governo não sabe cumprir acordos.
“Eu gostaria muito que o ministro estivesse aqui para tratar de temas como a recomposição do orçamento das universidades federais, da prorrogação do auxílio emergencial, porque o povo está passando fome, a questão do desemprego, que são questões estruturantes do País, além da “maquiagem” nas contas da Previdência, que foi objeto desse requerimento (de convite ao ministro). O governo precisa cumprir seus acordos. Aceitamos transformar em convite a vinda do ministro e mais uma vez acontece esse desrespeito à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle”, protestou Leo de Brito.
A participação do ministro Paulo Guedes nesta quarta (9) foi acertada após a ausência em uma audiência pública marcada anteriormente na CFFC, para o dia 4 de maio. Naquele dia, os membros da comissão foram surpreendidos ao saber que Paulo Guedes iria comparecer na Comissão de Constituição e Justiça para tratar da Reforma Administrativa (PEC 32/2020), em uma reunião conjunta com outras comissões.
Com a recusa da CFFC em participar no dia 4 de maio, por falta de informação prévia do ministro, foi aprovado o requerimento do deputado Leo de Brito – acertado com líderes do governo no colegiado – de convite a Paulo Guedes para esta quarta (9).
Héber Carvalho