Apib: retomar o Brasil para demarcar territórios e aldear a política

APIB

Com o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’, povos indígenas de todas as regiões do país realizam a maior mobilização, em Brasília, contra a agenda anti-indígena de Bolsonaro e do Congresso Nacional.

Em sua 18ª edição, o Acampamento Terra Livre (ATL) realiza mais de 40 atividades entre os dias 4 e 14 de abril. Nesta terça-feira, 5, será lançada uma carta aberta da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas contra o Projeto de Lei 191, que prevê explorações de recursos minerais em grande escala dentro de Terras Indígenas.

Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a programação envolve debates sobre territórios, direitos, agenda legislativa, a saúde e educação indígena, além do protagonismo da juventude.

secretária Nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha Barbosa, ressalta a capacidade de mobilização e energia dos povos indígenas, que lutam pelo campo, pelas florestas, defendem a soberania de espaços, costumes e vivência.

Votação de projetos no Congresso

O acampamento acontece no mesmo período em que o Congresso Nacional e o governo federal pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas como o Projeto de Lei 191/2020. A proposta abre as terras indígenas para exploração em grande escala, como mineração, hidrelétricas e outros planos de infraestrutura.

No dia 9 de março de 2022, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 279 votos a 180, o requerimento do líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), para tramitação em regime de urgência do PL 191/2020. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a proposta será analisada por um grupo de trabalho e será incluída para votação no plenário entre os dias 12 e 13 de abril, durante o ATL.

“Desde os primeiros dias desse governo estamos gritando e denunciando as perseguições contra os povos indígenas. São inúmeras ameaças em virtude da não demarcação de nossas terras, além do desmatamento e invasão dos nossos territórios. Quando não são as perseguições contra nossas lideranças que se opõem a esse desgoverno de Jair Bolsonaro é o Congresso que tenta com a tinta da caneta nos massacrar”, destaca Sonia Guajajara, coordenadora executiva da Apib.

Foto: Apib

Agenda anti-índigena

Diante dos inúmeros retrocessos do governo de Bolsonaro, que faz questão de ir na contramão dos direitos dos povos tradicionais do país, a Apib também faz um alerta para o julgamento do marco temporal, que será retomado no Supremo Tribunal Federal (STF) no primeiro semestre deste ano.

Entre as pautas do pacote de destruições do governo e Congresso Nacional compõe o PL 490/2007, que determina o fim das demarcações e revisão de terras indígenas; o PL 6.299/2002 – Agrotóxicos, PL 2.633/2020; o PL 510/2021 – Grilagem; e o PL 3.729/2004 – que trata de licenciamento ambiental.

“Estamos em um ano eleitoral e para iniciar nossa jornada de lutas declaramos o último ano do governo genocida de Jair Bolsonaro. Nosso Abril Indígena será marcado por ações simbólicas que mostrarão nossa capacidade na luta pela demarcação e aldeamento da política brasileira”, reforça Dinamam Tuxá, coordenador executivo da Apib.

Confira a programação completa do Acampamento Terra Livre (ATL).

Redação da Agência PT, com informações da Apib

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100