Apesar dos juros altos, PIB cresce e mostra Brasil no caminho certo, diz Zeca Dirceu

Líder Zeca Dirceu. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), disse nesta quinta-feira (1), que mesmo com os juros altos na casa dos 13,75% ao ano – determinados pelo Banco Central -, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. “O crescimento do PIB mostra que o País está recuperando sua confiança e que as medidas tanto na economia quanto no campo social começam a dar resultados positivos e esperados”, disse o parlamentar sobre os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

“Estamos no caminho certo e vamos avançar mais com o novo regime fiscal e a reforma tributária. Se não fossem os juros altos, que inibem setores importantes da produção, estariam num patamar bem acima. A queda da taxa de juros é imperiosa e fundamental ao Brasil que já foi a quinta economia do mundo sob o governo do PT”, completou.

Segundo o IBGE, o crescimento do PIB foi puxado pela agropecuária em 21,6%, maior taxa para o trimestre em quase 30 anos (desde 1996). O setor de serviços, o de maior participação no PIB e no emprego, cresceu 0,6%, e a indústria caiu 0,1%. “Ainda temos setores com crescimento pequeno ou ligeira queda, mas estamos avançando frente à estagnação que o País enfrentou nos últimos quatro anos”, observa Zeca Dirceu,

Reconstrução do País

Frente ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB subiu 3,3% ante os quatro trimestres imediatamente anteriores. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões no trimestre. O resultado também representa uma forte aceleração em relação aos números observados no último trimestre do ano passado, quando o PIB apresentou uma queda de 0,1%, segundo dados revisados do IBGE.

“O momento não é de euforia, é de reconhecimento e de muito trabalho ainda para reconstruir o país com a previsibilidade necessária para atrair novos investimentos e o setor produtivo voltar a crescer com emprego, renda, serviços públicos de qualidade, com a diminuição sistemática da pobreza e com a erradicação da fome”, reitera o deputado.

Crescimento por áreas

Ainda segundo o IBGE, o valor adicionado dos serviços cresceu 2,9% ante o mesmo período do ano anterior. Todas as suas atividades apresentaram alta: informação e comunicação (6,8%), transporte, armazenagem e correio (5,1%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (4,6%), outras atividades de serviços (4,3%), atividades imobiliárias (2,8%), comércio (1,6%) e administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%).

No primeiro trimestre de 2023, a despesa de consumo das famílias registrou alta de 3,5%. Esse resultado foi influenciado pelo aumento na massa salarial real, no aumento do crédito e a inflação em patamares menores. A despesa de consumo do governo também apresentou elevação (1,2%). Além disso, a variação de estoques cresceu 24% em termos nominais, nesse primeiro trimestre contra o mesmo período do ano anterior, também contribuindo positivamente para o crescimento.

No setor externo, as exportações apresentaram alta de 7,0%, enquanto as importações avançaram 2,2% no primeiro trimestre de 2023. Dentre as exportações, os setores com maior contribuição positiva foram: extração de petróleo e gás, produtos alimentícios, extração de minerais, derivados do petróleo e serviços. Nas importações, a alta se deu principalmente por: derivados do petróleo, extração de minerais não metálicos, indústria automotiva e serviços.

 

Assessoria de Comunicação líder Zeca Dirceu, com informações do IBGE

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também