O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) usou a rede social X, nesta quinta-feira (1), para criticar a decisão do Banco Central de diminuir a taxa Selic em apenas 0,5%. Lindbergh lembra que a taxa de juros reais do Brasil é de “absurdos 7,5%, uma das mais elevadas do mundo.
“A decisão do BC de ontem (31/1) em diminuir a taxa de juros Selic em 0,5% é digna de crítica pelo seu caráter contracionista diante a um cenário macroeconômico favorável ao crescimento. Quando vemos que o acumulado de queda foi 2,5% não podemos esquecer que a taxa de juros real (ou seja, a diferença entre os juros e a inflação) é de absurdos 7,5%. Fica ainda mais inacreditável quando vemos que a queda acumulada de juros real é de apenas 0,85%. Nem 1%!”, criticou o parlamentar.
“Essa taxa de juros elevada é uma trava para a aceleração do crescimento do país. Com juros altos, os empréstimos ficam mais caros o que diminui o número de investimentos e aumenta a dívida. Roberto Campos Neto sabe o efeito que essa taxa faz sobre o PIB. O próprio comunicado do Copom admite que existe um “cenário de desaceleração da economia” mas mesmo assim insistem em medidas contracionistas”, completou Lindbergh.
Confira a postagem:
A decisão do BC de ontem (31/01) em diminuir a taxa de juros Selic em 0,5% é digna de crítica pelo seu caráter contracionista diante a um cenário macroeconômico favorável ao crescimento. Quando vemos que o acumulado de queda foi 2,5% não podemos esquecer que a TAXA DE JUROS REAL…
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 1, 2024
Assessoria de comunicação do deputado Lindbergh Farias