A Câmara dos Deputados realizou hoje (25) sessão solene em homenagem à Polícia Militar do Distrito Federal. A instituição foi fundada em 1809 com a responsabilidade de garantir a segurança da população.
“Essa homenagem transmite à corporação o justo reconhecimento ao valor de trabalho, sobretudo neste momento, quando os policiais militares enfrentam a difícil tarefa de controlar os ânimos nas manifestações e protestos que nos últimos dias tomaram as ruas das principais cidades brasileiras”, disse o vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), ao participar da solenidade. Para o parlamentar, é preciso louvar a atitude da corporação que atuou, na maioria dos casos, de forma pacífica para garantir o direito de manifestação do povo brasileiro.
Ainda em seu discurso, Vargas parabenizou a atitude da Policia Militar de atuar nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal, por meio do o programa educacional de resistência às drogas (Proerd). O programa tem o objetivo de fornecer alternativas para que as crianças e jovens fiquem longe das drogas e não pratiquem atos de violência. “Tenho que louvar esse excelente trabalho da polícia, que tem apresentado aos jovens o melhor caminho a seguir” disse o deputado.
O parlamentar também ressaltou o empenho da PMDF na formação e habilitação dos policiais. Na opinião dele, o Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP/PMDF) é uma ótima ferramenta para qualificar os policias e melhorar a segurança pública do DF. Ainda, segundo ele, a instituição superior foi reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) como a primeira instituição policial de ensino superior do Brasil.
Participaram da solenidade o Comandante Geral da Polícia Militar do DF, Coronel Jooziel de Melo Freire, O chefe do Estado Maior da PMDF, Coronel Adilson Antônio Evangelista, o Comandante do 5º comando Regional, tenente coronel Heber de Souza Lima. Representando o comandante geral da PM do Amazonas, o 1º tenente Franklin Terto de Paiva Teixeira e representado o comandante da PM do Tocantins, o 1º tenente Moisés Silva.
Andre Lage