Ana Pimentel promove audiência sobre desafios e luta das mulheres na carreira científica

Deputada Ana Pimentel. Foto: Gabriel Paiva

Requerimento da deputada Ana Pimentel (PT-MG) foi aprovado nas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Defesa dos Direitos da Mulher, na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (29), para a realização de uma audiência pública que debaterá os “Desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica”. A data da reunião ainda não foi marcada.

Segundo dados disponibilizados pelo CNPq, as mulheres são contempladas com 60% das bolsas de iniciação científica, número que cai para 52% no mestrado e para 50% no doutorado. Ofertadas pela Capes, apenas 35% das bolsas de produtividade, concedidas no topo da carreira, são voltadas às pesquisadoras. Na pós-graduação, entre bolsistas e não bolsistas no mestrado e doutorado, 54% são mulheres, mas essa participação cai à medida em que aumenta o nível de formação.

Entre as docentes, o infográfico do GEMMAA, “Mulheres na ciência brasileira”, aponta que “o gênero feminino é minoria em quase todas as temáticas, alcançando equidade ou maior participação somente em 34% das 80 áreas classificadas pela Capes.

“Efeito tesoura”

A redução do número de mulheres à medida que aumenta o grau de formação e as oportunidades na carreira docente ficou conhecido como “efeito tesoura”. A deputada explica que “esse fenômeno de exclusão, de dificuldade de acesso e continuidade na carreira acadêmica e científica se expressa ainda mais quando acrescentamos recortes de classe, raciais e a maternidade. A divisão sexual do trabalho, entendida de forma interseccional com classe e raça, sobrecarrega as mulheres com jornadas de trabalho que impactam suas carreiras”.

Nesse sentindo, a aprovação do requerimento caminha ao encontro do decreto assinado pelo presidente Lula no dia 8 de março de 2023, que institui a “Política Nacional de Inclusão, Permanência e Ascensão de Meninas e Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação”.

O mandato pretende debater a carreira científica com a sociedade civil, com especialistas e pesquisadoras, com as agências de fomento à pesquisa, pós-graduandas, docentes, movimentos e com o Governo, em um processo de repensar as políticas públicas que visem garantir o ingresso e a permanência das meninas e mulheres na ciência, contemplando todas as áreas de conhecimento e atuação.

Assessoria de Comunicação deputada Ana Pimentel

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100