A deputada Ana Pimentel (PT-MG) afirmou na tribuna da Câmara, nessa quarta-feira (6/3), que o Ministério da Saúde, conduzido pela ministra Nísia Trindade, tem ampliado direitos para as mulheres. “Ela tem conduzido a pasta levando direitos para a população brasileira, garantindo a ampliação do acesso e também a melhoria de qualidade nos serviços públicos deste País. Esse é o Governo Lula, e agora, o anúncio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que se avizinha, vai colocar com centralidade a construção de mais maternidades neste País”, comemorou.
Na avaliação da deputada, Nísia Trindade tem coordenado uma política nacional de saúde das mulheres, olhando para a diversidade feminina. “Ela, inclusive, tem reconhecido as desigualdades que existem no País olhando para aquelas mulheres que mais precisam. É por isso que uma das políticas prioritárias é a de média e alta complexidade no País, porque essa política vai melhorar o acesso da população brasileira e, principalmente, vai melhorar a vida das mulheres e das crianças”, enfatizou.
Dia Internacional da Mulher
Ana Pimentel reiterou que o Governo Lula tem melhorado a vida dos brasileiros, principalmente das mulheres. “E aí eu queria fazer menção a isso, porque estamos, inclusive, na semana ou no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres, reconhecendo a importância de um governo federal lidar com a desigualdade histórica entre homens e mulheres em nosso País”.
A deputada citou que ainda hoje as mulheres são mais responsabilizadas pelo trabalho de cuidado do que os homens. “E é por isso que, quando o Estado brasileiro falta, as mulheres são mais penalizadas, e o que o presidente Lula tem feito é reorganizar o Estado brasileiro, construindo políticas públicas sólidas. É isso que modifica e melhora a vida das mulheres”, concluiu.
Vânia Rodrigues