Ana Pimentel articula emenda para aumentar doações de órgãos

Deputada Ana Pimentel. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

No Dia Nacional da Doação de Órgãos (27), Juiz de Fora (MG) tem razões para celebrar.  Atualmente, a cidade é líder em transplantes renais em Minas Gerais e a quinta que mais realiza transplantes em geral no Brasil. No entanto, a importância destas conquistas é temperada pela realidade das estatísticas. Em todo o estado de Minas Gerais, 6.404 pessoas aguardam na fila de espera por órgãos, destacando a crescente demanda por transplantes. Além disso, a taxa de recusa para doação de órgãos também é motivo de preocupação, atingindo 45%, um aumento substancial em relação aos 25% registrados antes da pandemia.

Para ajudar a reverter este cenário, a deputada Ana Pimentel (PT-MG) está colaborando com o presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Gustavo Ferreira, para desenvolver um projeto de emenda voltado para a conscientização e educação da população. O objetivo é promover a doação de órgãos e reverter a tendência de aumento na taxa de recusa em todo o estado.

“É um desafio de toda a sociedade e para lidar com ele, medidas educativas têm um enorme potencial ao abordarem o aumento alarmante da lista de espera por órgãos e a crescente relutância em doar, fenômeno ampliado pela pandemia. Ao reconhecermos as conquistas de Juiz de Fora no campo dos transplantes, também é necessário encarar os obstáculos que persistem e trabalhar em conjunto para superá-los, salvando mais vidas e melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas”, observa a parlamentar.

 

Assessoria de Comunicação da deputada Ana Pimentel

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também