Ana Pimentel apresenta projeto para atualizar terminologia sobre filariose e linfedema avançado

Deputada Ana Pimentel. Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

Projeto busca combater o estigma e promover maior conscientização sobre as patologias.

A deputada Ana Pimentel (PT-MG) apresentou nessa quinta-feira (21/11), o projeto de lei (PL 4472/2024), que propõe a substituição do termo “elefantíase” pela terminologia oficial “filariose” ou “linfedema avançado” em documentos da administração pública de todas as esferas. O objetivo é combater o estigma e a discriminação associados ao uso da nomenclatura desatualizada, promovendo maior respeito e conscientização sobre essas condições de saúde.

O projeto de lei originou-se a partir de um pedido da Associação Brasileira de Pessoas com Linfedema e Familiares (Abralinfe), prontamente atendido pela parlamentar, e determina que o termo “elefantíase” não seja mais utilizado em documentos oficiais e que papéis que não cumpram a nova norma sejam arquivados. Além disso, a proposta também tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a gravidade da filariose e do linfedema avançado, ao destacar a necessidade de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados.

Leia Mais: Comissão aprova PL de Ana Pimentel que institui a Política Nacional de Saúde Integral da Mulher

Impacto negativo

A deputada Ana Pimentel destaca o impacto negativo que a terminologia ultrapassada pode causar aos pacientes. “O termo ‘elefantíase’ carrega um peso estigmatizante, dificultando não apenas o acesso aos cuidados de saúde, mas também prejudicando a saúde mental dos pacientes. Este projeto é um passo importante para humanizar a relação com essas condições e garantir dignidade às pessoas afetadas.”

O projeto foi inspirado em legislações anteriores, como a que alterou a terminologia para hanseníase, e está alinhado ao compromisso do Brasil com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. “A atualização terminológica é mais do que uma mudança de palavras; é uma afirmação de respeito às pessoas que convivem com essas condições. Este projeto busca alinhar o Brasil a práticas internacionais que combatem a discriminação e promovem políticas públicas inclusivas e informadas”, completa a parlamentar.

O PL 4472/2024 agora aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para início da tramitação nas comissões temáticas.

 

 

Assessoria de Comunicação deputada Ana Pimentel

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100