A deputada Ana Perugini (PT-SP) vai coordenar uma mesa-redonda para discutir a instalação do campus do Instituto Federal de Educação em Paraguaçu Paulista, município do interior de São Paulo. O evento, que será realizado pela Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Educação e da Frente Parlamentar pela Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), vai ocorrer no dia 5 de agosto, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores da cidade.
O debate terá como convidados autoridades públicas da cidade, representantes do Ministério da Educação (MEC), da Câmara de Educação Básica (CNE), do Instituto Federal de Educação de São Paulo, além de lideranças de várias áreas, locais, regionais e estaduais. “A juventude não pode esperar. A educação é a pauta do Brasil da atualidade”, diz a parlamentar.
Na justificativa da proposta para realização da mesa-redonda, a deputada Ana Perugini invocou a argumentação da professora paraguaçuense Flora Santos, para quem a instalação do Instituto Federal vem sendo aguardada pela população desde 2013.
Na mesma linha de argumentos, o requerimento submetido à análise dos deputados da Comissão de Educação mostra que, apesar de ter sido apresentado como uma grande conquista, o anúncio da implantação do campus, feito naquele ano, até o momento não se concretizou.
“É hora de esclarecer se há eventuais dificuldades e de quem é a responsabilidade, no sentido de solucionar a questão e assegurar os benefícios aos jovens com ensino público de qualidade”, justificou Ana, que integra a comissão e é responsável pela Frente do PNE no estado.
Projeto – A área destinada à implantação do Instituto Federal de Educação foi doada pela prefeitura. Conta com mais de 46 mil metros quadrados, em local de fácil acesso, próximo à região central da cidade. “Aliás, um campus já estruturado e com muito potencial de desenvolvimento”, observa Ana Perugini, que fez uma visita ao espaço em 19 de setembro de 2015. “De fato, desde aquele instante, fiquei encantada com as condições da área.”
Ainda, ao falar da visita em Paraguaçu, Ana acrescentou: “Há muros que só a paciência derruba, e há pontes que só o carinho constrói”. Com a manifestação, a deputada conclama a população a engrossar as reivindicações que estão sendo apresentadas ao Ministério da Educação, em Brasília.
Assessoria Parlamentar
FOTO: Salu Parente