Ana Paula Lima indica o ex-reitor da UFSC Luiz Cancellier ao Prêmio Darcy Ribeiro

Foto: Divulgação Mandato

A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) indicou ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação uma das personalidades de maior referência na educação para o Estado de Santa Catarina. O indicado é o professor doutor e ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina Luiz Carlos Cancellier de Olivo, natural de Tubarão, SC, que faleceu em 2017, aos 59 anos, no exercício do cargo de Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sua trajetória revelou um idealista, um conciliador e um afetuoso ser humano. Participante das lutas e conquistas pela redemocratização; jornalista por opção atuou como Assessor Parlamentar ao longo do processo da Assembleia Nacional Constituinte; em 1995 retornou aos bancos escolares na UFSC e conclui, em apenas 8 anos, a graduação, o mestrado e o doutorado em Direito.

Vítima da Lava Jato

Cancellier foi vítima do abuso do autoritarismo do Estado e arrancado de casa em 2017, sem saber do que era acusado. Foi preso, indiciado sem provas, junto a outros seis colegas da UFSC. Condenado pela mídia foi submetido a um tratamento humilhante na ala de segurança máxima da penitenciária estadual. Libertado 24 horas depois, foi impedido de ingressar na Universidade. Cancellier perdeu a vida em 2 de outubro de 2017. Ele é uma referência na educação e na luta por democracia e um marco de resistência, que segue inspirando ações em defesa do Estado de Direito, da educação gratuita de qualidade e da convivência harmônica e pacífica entre todos.

De todo este episódio que sofreu e que acabou com sua vida, ele deixou uma mensagem: “…devemos ter mais orgulho ainda da UFSC. Ela é responsável por quase 100% do aprimoramento da indústria, dos serviços e do desenvolvimento do estado, em todas as regiões. Faz pesquisa de ponta, ensino de qualidade e extensão comprometida com a sociedade. É, tenho certeza, muito mais forte do qualquer outro acontecimento”.

O diploma de menção honrosa e outorga de medalha é conferida anualmente com o propósito de homenagear pessoas ou entidades, que mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil. A escolha dos indicados se dará em 9 de agosto pelos integrantes da Comissão de Educação e entre os 10 finalistas serão selecionados 3 mais votados pelo colegiado, em votação secreta. A cerimônia de outorga do prêmio acontecerá em 24 de outubro, na Câmara Federal.

 

Assessoria de Comunicação da deputada Ana Paula Lima

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também