O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) elogiou em pronunciamento no plenário iniciativa do governo federal anunciada em janeiro de ofertar a partir de março próximo, no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos. A vacina é usada na prevenção do câncer de colo do útero. “Essa é uma prevenção importante, principalmente no que diz respeito à saúde da mulher”, disse.
A vacina contra o HPV estará disponível nos 36 mil postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Também está previsto reforço nas escolas sobre a importância da vacina para adolescentes, pais e professores, com distribuição do Guia Prático sobre HPV.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero – terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.
Gizele Benitz
Foto: Gustavo Bezerra