O pai do deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) faleceu na última terça-feira (13). Francisco Tabosa Braga tinha 80 anos e faleceu enquanto dormia em casa, em decorrência de um infarto. Em carta, o parlamentar agradece o carinho que a família recebeu e faz uma despedida do seu pai, lembrando um pouco dos valores que recebeu dele para a vida.
Confira abaixo o texto na íntegra.
Adeus, pai!
Agradeço, em nome de toda a família, a todos amigos e amigas pelas mensagens de carinho, de solidariedade e de apoio que nos foram enviadas. Passamos por um momento difícil e bem doloroso, mas as palavras ajudam a confortar.
O senhor Francisco Tabosa Braga, cearense de Itapipoca, foi uma pessoa realizada e feliz. Tinha orgulho de toda a família.
Perdi meu pai. Uma pessoa querida por todos e que muito, mas muito me ajudou ao longo de da minha vida, mesmo diante de dificuldades. Com sua rigidez e carinho, muito me ensinou. Desde a abominar o uso de armas – ele foi policial bombeiro – e da violência até a importância dos estudos, para “irmos” adiante, e do trabalho. A retidão e lealdade nas soluções dos problemas, que deviam ser resolvidos, a visão de que o mundo podia ser mais justo e de que os representantes públicos têm que honrar as suas obrigações, agir com honestidade e pensando no bem coletivo, desprovido de interesses pessoais, entre tantas outras coisas.
Espero continuar a honrá-lo!
Pensamos que nunca irá acontecer conosco esse momento, mas ele vem e não estamos preparados. Uma morte repentina. Um homem de 80 anos, forte, super lúcido, com uma memória e uma capacidade de análise surpreendentes. De repente, não mais está mais entre nós. Abatido por um ataque cardíaco.
A despedida é dolorida, mas importante. Fiquei pensando na dor das famílias e amigos que perderam, por omissão e incompetência governamental, seus entes queridos para o coronavírus e não puderam fazer um funeral, uma despida, dar o último adeus e receber o conforto dos amigos e parentes. Muito triste.
Vivemos um momento tão desastroso no Brasil que até ficamos aliviados em poder velar uma pessoa querida. Não merecermos isso. O povo brasileiro merece mais humanidade.
Pai, mais uma vez, obrigado! Continue nos guiando.
Alencar Santana Braga
15 de julho de 2021