Airton Faleiro assume coordenação do Núcleo Agrário do PT na Câmara

Faleiro (esq) recebe de Uczai a missão de conduzir o Núcleo Agrário em 2022. Foto: Gustavo Bezerra

O deputado federal Airton Faleiro (PT-PA) assumiu nesta terça-feira (15) a coordenação do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara. Durante a solenidade que aconteceu de forma híbrida, presencialmente no plenário 4 da Câmara e pela sala Zoom, representantes de movimentos sociais do campo e parlamentares desejaram sucesso à nova gestão e enalteceram o trabalho desenvolvido pelo coordenador que se despede, o deputado Pedro Uczai (PT-SC).

Ao agradecer a confiança depositada em seu nome para conduzir os trabalhos do colegiado, Airton Faleiro disse que conta com o apoio dos movimentos do campo para enfrentar os retrocessos propostos pelo governo Bolsonaro na questão agrária.

“Agradeço essa decisão da bancada e do Núcleo Agrário pela minha condução à coordenação e manifestar a minha admiração pelo trabalho realizado pelo Pedro Uczai e pela forma democrática e espontânea de como conduziu essa sucessão. Quero dizer ainda que os bons resultados deste colegiado em suas ações e proposições vem da junção das forças dos movimentos sociais junto ao parlamento. Isso é o que nós dá força”, revelou.

Ao transmitir o comando do Núcleo, Pedro Uczai agradeceu a colaboração durante o seu mandato de todos os deputados do colegiado e dos movimentos sociais do campo.

“Com profunda honra e gratidão passo hoje o comando do Núcleo Agrário. Só o que eu tenho a dizer é gratidão: gratidão a todos os deputados do Núcleo, a todos os movimentos sociais, aos assessores do Núcleo, da bancada, dos movimentos do campo, do meu mandato e de todos os deputados do Núcleo, que nos ajudaram muito. Obrigado pelo privilégio de coordenar essa Núcleo Agrário, que me fez conhecer ainda melhor as nossas entidades do campo e da agroecologia”, ressaltou.

Balanço 2021

O parlamentar catarinense também fez um balanço do trabalho realizado pelo colegiado durante o seu mandato em 2021. Segundo Uczai, esse período foi marcado pela resistência aos retrocessos no campo patrocinados pelo governo Bolsonaro na Câmara. Apesar disso, ele pontuou como um dos avanços mais importantes a derrubada do veto de Bolsonaro ao projeto de lei que cria a Lei Assis Carvalho II, de auxílio aos agricultores familiares atingidos pela pandemia.

O parlamentar observou ainda que, para este ano, um dos desafios que se impõe é continuar pressionando o governo Bolsonaro para regulamentar a Lei Assis Carvalho II. Uczai relatou que também é preciso continuar a pressão dos movimentos sociais sobre o Congresso em relação a outros projetos em tramitação no Congresso.

Entre esses está o PL 19/2022, que concede linha de crédito de R$ 40 mil a juro zero para mitigar os efeitos de secas ou enchentes enfrentados pela agricultura familiar e que também repactua dívidas de agricultores atingidos por catástrofes climáticas ocorridas entre 2008 e 2020. Outra proposta que Pedro Uczai defende que seja colocada em pauta neste ano é o projeto que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pnara).

“Não tenho dúvidas, Airton Faleiro, de que você terá muita força e sabedoria vinda da liderança das entidades do campo. Não tenho dúvidas que nessa sua trajetória você vai desempenhar uma fantástica gestão no Núcleo Agrário”, disse Uczai.

Movimentos sociais

A Secretária Nacional Agrária do PT, Elisangela Araújo, agradeceu a parceria desenvolvida entre a instância partidária e o Núcleo Agrário, durante o comando de Pedro Uczai. Ela também parabenizou Airton Faleiro pela condução ao novo cargo.

“Agradeço a parceria desenvolvida com Pedro Uczai, pela sua capacidade de diálogo e construção com as organizações sociais e dentro da bancada. A você Airton, fico feliz em vê-lo nessa coordenação. Você sempre atuou nessa luta em defesa do povo do campo, das águas e das florestas, e pode conta com o nosso apoio”, afirmou.

Representando a Coordenação do Movimento de Mulheres Camponesas, Justina Cima, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo deputado Pedro Uczai no colegiado.

“Foi uma alegria tê-lo no comando do Núcleo Agrário. Sua luta para nós agricultores familiares, camponeses foi fundamental. Expressamos nossos agradecimentos ao nosso deputado e professor pela sua luta em defesa dos camponeses e da agricultura familiar”, destacou.

Recém-filiado ao PT, o representante Coordenação Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Dione Torquato, felicitou Faleiro pela chegada ao comando do Núcleo. No entanto, observou que ainda há muita luta em defesa da população do campo, das águas e das florestas.

“Desejamos ao deputado Airton Faleiro boa sorte no novo trabalho. Seremos parceiros na defesa da agenda em defesa da agricultura familiar, do meio ambiente e dos povos tradicionais neste ano eleitoral. Não temos dúvida da sua capacidade em atender essa demanda, como já fez no comando do Fórum Permanente em Defesa da Amazônia”, observou.

Também discursaram durante o evento representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf) e dos Servidores do Incra.

Os deputados João Daniel (PT-SE), Nilto Tatto (PT-SP), Bohn Gass (PT-RS), Padre João (PT-MG), Célio Moura (PT-TO), Léo de Brito (PT-AC), Leonardo Monteiro (PT-MG) e Frei Anastácio (PT-PB) também saudaram o novo coordenador, Airton Faleiro, e parabenizaram Pedro Uczai pelo trabalho realizado no Núcleo Agrário.

 

Assista o ato do Núcleo Agrário Adão Pretto

https://www.youtube.com/watch?v=l-TJcItDIVg

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também