O seminário “Terra e Territórios: Alimentação Saudável e Redução de Agrotóxicos” foi realizado nesta terça-feira (3), na Câmara dos Deputados. Durante o evento também foi lançada a Frente Parlamentar em defesa da Agroecologia e da Produção Orgânica. “A agroecologia é uma forma de resistência, não estamos só resistindo, estamos produzindo”, disse a nutricionista e apresentadora Bela Gil, em coletiva de imprensa.
Para Bela Gil é preciso mudar de direção e ir para o rumo da agroecologia. “Esse é o caminho que vamos conseguir alimentar o mundo, não só o Brasil, mas o mundo sem veneno. Cabe ao governo entender que investir na alimentação é investir na saúde da população. Tem muita gente que não consegue arcar com uma alimentação saudável porque o preço não cabe no seu orçamento. O governo precisa fazer com que o acesso à alimentação saudável chegue a todos. A agroecologia é muito importante para a população e para o planeta”, explicou a apresentadora.
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara, entidades e ambientalistas que participaram do seminário concederam coletiva de imprensa no início da tarde, para explicar a importância do evento. “O seminário tem o objetivo de discutir a terra como espaço de cidadania, espaço onde as pessoas possam viver, mas viver com saúde, produzir alimentos saudáveis e conquistar a nossa soberania”, afirmou o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Agroecologia e da Produção Orgânica, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG).
O seminário é realizado em um período em que o País experimenta retrocessos nas políticas públicas, na legislação ambiental, direito ambiental e nas conquistas do povo brasileiro. Durante a entrevista, o deputado Nilto Tatto (PT-SP), que também é coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, destacou que o seminário “é a agenda da vida, do respeito aos animais, de respeito aos mananciais, de respeito à biodiversidade, da alimentação sadia na mesa de todos os brasileiros e de todos aqueles que compram os alimentos do Brasil. Diferentemente da agenda do governo Bolsonaro, que é a agenda da morte”.
Agroecologia
Agroecologia é uma forma de agricultura sustentável que visa a acabar com os danos causados à biodiversidade e à sociedade pela prática da monocultura, dos transgênicos, fertilizantes industriais e dos agrotóxicos.
Assista a íntegra da coletiva:
Lorena Vale
Foto: Lula Marques