Afif defende modernização do Simples Nacional; petistas apoiam

O Ministro-Chefe da Secretaria da Micro e da Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defendeu nesta quarta-feira (3) a atualização do Sistema de Tributação Simplificado, o Simples Nacional e o protagonismo do parlamento para a efetivação dessa mudança. A declaração ocorreu durante audiência pública da Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP 237/12), de autoria do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), que altera o Estatuto da Micro e da Pequena Empresa. O colegiado tem como relator o deputado Cláudio Puty (PT-PA).  

Afif apresentou quatro sugestões para modernizar a atual legislação. “Simplificar a aplicação do Simples; criar o Simples Trabalhista; ampliar o mercado com a criação do Simples Internacional, e reduzir a burocracia para abrir, fazer funcionar e dar baixa nas empresas”, disse.

Entre as sugestões para melhorar a aplicação do Simples Nacional, o ministro disse que a principal proposta deve ser a reformulação das regras da Substituição Tributaria (ST), instrumento usado pelos Estados para aumentar a arrecadação. A ST é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte. Segundo a norma, uma Lei estadual pode atribuir ao contribuinte do imposto a responsabilidade pelo seu pagamento, hipótese em que assumirá a condição de substituto tributário.

Para o relator, Cláudio Puty, este é o item de maior dificuldade para a atualização do Simples. “Modificar o sistema de substituição tributária é o nosso maior desafio. Primeiro, pela natureza política, pois os Estados têm aumentado a sua arrecadação por meio desse artifício. Por outro lado, existe a dificuldade técnica de identificar na cadeia de produção quem está ou não no Simples”, apontou o relator.

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, deputado Pedro Eugênio destacou que a união dos defensores das mudanças pode fazer a diferença. “A Comissão Especial, a Frente Parlamentar, o ministério e o Sebrae devem trabalhar uma pauta única para modernizar o sistema por intermédio de uma nova legislação”, argumentou.

Outros pontos – Sobre a sugestão do Simples Trabalhista, o ministro destacou que é necessário facilitar a contratação de funcionários e aliviar os encargos do pequeno empregador. Em relação ao Simples Internacional, Afif defendeu a atualização da lei para permitir as micro e pequenas empresas exportarem produtos via correio, com aumento do peso de envio e tarifas diferenciadas. Já sobre a simplificação da burocracia, o ministro defendeu a unificação da legislação em todo País.    

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100