Aéreas querem capitalismo para elas e socialismo para o consumidor

Deputado Odair Cunha, no tempo de Liderança do PT na Câmara. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

(*) Odair Cunha

 

Os problemas econômicos e estruturais das companhias aéreas não são um fenômeno exclusivamente brasileiro. Em maior ou menor grau, essa indústria enfrenta dificuldades e desafios em todo o mundo. No pós-pandemia, com as crises no preço do petróleo, os efeitos na renda por conta da guerra na Ucrânia, sem dúvida é um setor que –como tantos– vem padecendo. Mais ainda os trabalhadores, os assalariados e todos que precisam sobreviver. Dito tudo isso, a última cruzada das companhias aéreas agora é avançar contra algo que, apesar de não ser um direito, é uma propriedade do consumidor: as milhas aéreas.

Em entrevista a este jornal digital, o presidente da maior companhia aérea do país enumerou as diversas fontes de dificuldade por que passam as empresas do segmento.
No meio da argumentação, todavia, ele aponta para a questão das milhas e do legítimo direito do proprietário delas –o consumidor– de transacioná-las como bem quiser.

É importante, desde logo, esclarecer que as milhas não pertencem às companhias. São “ativos onerosos” adquiridos e, portanto, vendidos ao consumidor. As companhias vendem milhas quando prestam o serviço de transporte, a emissão de um bilhete aéreo. E embutem no preço o valor da venda de milhas, que são do consumidor.

As empresas aéreas vendem milhas diretamente. Vendem milhas quando ganham dinheiro dos bancos, dos cartões de crédito e de empresas e transacionam essas milhas como contrapartida para planos de fidelidade. O consumidor não ganha milhas quando usa o cartão de crédito. Foi a companhia que vendeu, antes, para a operadora e esta repassou a seu usuário como benefício.

Ocorre que agora as companhias aéreas, diante de seus colossais problemas, querem usurpar do consumidor, verdadeiro proprietário das milhas, o direito de fazer com elas o que bem quiser –inclusive vendê-las para empresas que possam comprá-las e emitir passagens para outros consumidores com desconto. O que seria um ganho para todos.

Na prática, o que as aéreas querem é um sistema econômico misto no Brasil: capitalismo para elas, socialismo para os consumidores. A maior prova de que as milhas são do consumidor é que há ampla jurisprudência de penhora de milhas na esfera judicial. A Justiça só penhora o que é propriedade de alguém, ora! Então, o argumento que sobra é que a revenda de milhas “só existe no Brasil”. Pois bem: só existe no Brasil também o Código de Defesa do Consumidor. O código que protege o consumidor da ganância desenfreada de empresas e reconhece que a propriedade dos consumidores deve ser respeitada. Vamos revogar o código porque só existe no Brasil? É esse o argumento?
Em meio a tantos problemas, as aéreas colocarem em xeque o justo direito dos consumidores e proprietários das milhas de fazer o que bem quiserem com elas não é correto e nem plausível. A economia circular, em que a reutilização permite o reaproveitamento de recursos em benefício de todos, é um benefício da livre utilização das milhas.

Um argumento final: as milhas têm prazo de validade. Sim, as aéreas não informam, não fazem campanhas, mas se o proprietário não as usar a tempo elas se transformam em bilhões de lucros para essas companhias. Entenderam? É a linha do balanço mais rentável das aéreas: basta não fazer nada que o dinheiro vira lucro na veia.
Vamos discutir esse direito e essa propriedade dos consumidores à luz do Código de Processo Civil e do Código de Defesa do Consumidor, sem terraplanismos. Aliás, o terraplanismo é outra coisa que “só existe no Brasil”.

Odair Cunha, advogado, é deputado federal pelo PT-MG
(Artigo publicado originalmente no Poder 360)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100