Advogados de Lula denunciam mentiras do Itamaraty em resposta à ONU

lula moro onu

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciaram, nesta terça-feira (21), as mentiras e erros conceituais da resposta do governo brasileiro ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) no processo movido pelo ex-presidente por conta da perseguição judicial que este vem sofrendo, especialmente no caso julgado pelo juiz Sérgio Moro.

Os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins assinam o documento que será apresentado à ONU e já foi protocolado no Ministério das Relações Exteriores – endereçado ao chanceler José Serra – e nas comissões de direitos humanos da Câmara e do Senado. A resposta do governo, elaborada pelo Itamaraty, mas sem assinatura do responsável legal, foi entregue no dia 27 de janeiro.

Na Câmara, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) anunciou à imprensa a ação da defesa de Lula e considera “de extrema gravidade” a resposta do governo. “São muito graves os erros formais e factuais presentes na manifestação do governo brasileiro. Revelam uma disposição de defender o indefensável, falsear a verdade e produzir uma narrativa para dar ares de legalidade a um golpe de Estado”, criticou o parlamentar, que ainda chama o texto elaborado pelo Itamaraty de “verdadeira agressão” ao ex-presidente.

Entre as incongruências jurídicas contidas do texto do governo, a defesa de Lula cita a violação ao direito ao devido processo legal em função de inúmeras violações da legislação brasileira e do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, do qual o Brasil é signatário. A proteção contra detenções arbitrárias, a presunção de inocência, a proteção contra a violação da privacidade e o direito a um tribunal imparcial e independente são princípios dispostos no Pacto que foram claramente violados nas ações contra o ex-presidente, sobretudo no caso conduzido por Moro, que chegou – em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) – a imputar crime a Lula por doze vezes, a despeito ausência completa de provas, o que configura antecipação de juízo e falta de imparcialidade do magistrado, que assumiu o papel de acusador, que cabe ao Ministério Público.

Confira abaixo a íntegra do documento da defesa de Lula.

– Documento da defesa de Lula (PDF – 6,3Mb)

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100