A serviço dos bancos, Guedes quer aumentar o saque ao Estado e ao povo

O governo federal reuniu o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para mentir em rede nacional de televisão nesta sexta-feira (5). Diante do fracasso da política econômica, da sucessiva queda do Produto Interno Bruto (PIB), da desindustrialização acelerada e de um total de 14 milhões de desempregados e 32 milhões de subutilizados, anunciaram medidas para, segundo eles, tirar o peso do Estado na economia.

De acordo com Guedes, que durante a entrevista voltou a ser chamado de “Posto Ipiranga” por Bolsonaro, o governo está examinando como reduzir a tributação do setor elétrico e dos combustíveis. “O peso do estado é muito grande. A orientação do presidente desde o início é vamos desonerar, reduzir, simplificar, tirar o Estado do povo”, como registrou o próprio Ministério da Economia em seu perfil de Twitter, postagem depois retirada do ar.

Bolsonaro joga conta do preço da gasolina nos governadores, forçando redução do imposto que financia saúde/ educação. A culpa é da política de preços da Petrobras, que vende combustível acima dos custos, ampliando lucros dos acionistas às custas do trabalhador. Não vai dar certo.

Entre as medidas anunciadas está a redução do ICMS sobre combustíveis, a fórmula mágica para compensar a dolarização dos preços da gasolina que, regulados pela mercado internacional, hoje assustam a população nos postos.  Intenção não declarada abertamente, a medida objetiva transferir para os estados e para o Distrito Federal a conta da desastrosa política de preços da Petrobras, adotada no governo Temer e mantida e reafirmada por Bolsonaro.

“Os porta-vozes das ideias daqueles que não vivem de salário defendem a reforma deles como a grande panaceia para o  desenvolvimento do País. Dizem eles que é preciso reduzir a carga tributária no Brasil para estimular os investimentos”, advertiu o líder do PT na Câmara, deputado federal Enio Verri (PT-PR), em artigo publicado no site do PT Nacional nesta sexta-feira (5).

Na entrevista, marotamente, Guedes acusa os governos anteriores de adotarem políticas que aumentaram a carga tributária “nos últimos quarenta anos”.  Na verdade, a carga tributária sobre o PIB cresceu durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Nos governos do PT, ficou em torno de 32% do PIB. Em alguma medida, isso foi viabilizado pelo crescimento do Produto Interno Bruto, induzido por políticas como PAC, valorização do salário mínimo, Bolsa Família e crédito.

A mentira mais evidente, no entanto, é quando diz que o governo quer desonerar e tirar o Estado do “cangote” dos setores produtivos e da população. Novamente, a bem da verdade, o único projeto que o governo enviou ao Congresso Nacional foi a proposta da CBS (substituindo o PIS COFINS), em meados do ano passado, piorando o sistema tributário ao elevar o imposto sobre o consumo, e não sobre a renda e o patrimônio – com impacto de impacto de R$ 50 bi, segundo estimativa do Manoel Pires, da FGV. O aumento de impostos sobre bens e serviços é mais um entrave para recuperar a economia.

“Falsas causas de falsos problemas”, alertou o deputado Enio Verri também em seu artigo. “Assim como diziam que aprovada a Reforma Trabalhista, empregos seriam gerados. Mas o que vimos hoje é uma explosão do desemprego com 14% da população economicamente ativa sem colocação no mercado de trabalho. E assim será com a reforma tributária defendida por eles”, afirmou.

Em janeiro deste ano, a despeito da oposição do ministro-banqueiro da Economia,  Paulo Guedes, deputados do PT,  PSB, Rede,  PCdoB,  PDT e  PSOL, com apoio de 60 entidades da sociedade civil, apresentaram ao relator da reforma tributária na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), a proposta de “tributar os super-ricos para reconstruir o País”.

Da Agência PT de Notícias

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex