A luta permanente por mais direitos para as mulheres

Líder Odair Cunha. Foto: Thiago Coelho

Odair Cunha (*)

No segundo ano do governo Lula, o Dia Internacional da Mulher merece ser celebrado com destaque.  Em primeiro lugar, pelo avanço conquistado com a recriação do Ministério das Mulheres, que em pouco mais de um ano promoveu grandes realizações. No plano legislativo, com apoio da Bancada do PT, conseguimos aprovar 24 projetos, entre eles o da Lei da Igualdade Salarial, peça central do pacote de ações do governo com foco na valorização das brasileiras. O PL 1.085/2023, relatado pela deputada Jack Rocha (PT-ES), garante a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens para o exercício de mesma função, um enorme avanço civilizatório.

Como primeira coordenadora negra da Secretaria da Mulher na Câmara, a deputada Benedita Silva (PT/RJ) comandou a pauta de defesa dos direitos das mulheres. Nossa bancada feminina teve atuação exemplar. Entre os projetos aprovados, destacam-se: PL nº 03/2023, de Maria do Rosário (PT/RS), com apensados de Dandara (PT-MG) e Luizianne Lins (PT-CE), que cria “Protocolo Não é Não” para atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio.

E ainda o PL nº 2975/2023, de autoria de Juliana Cardoso (PT/SP), que garante a inclusão da situação da mulher indígena de forma transversal na legislação de enfrentamento à violência e de promoção da saúde e da educação. Também de autoria de Maria do Rosário, aprovamos a Lei nº 14.717, que instituiu a pensão especial aos filhos e dependentes crianças ou adolescentes órfãos em razão feminicídio.

Entretanto, sabemos bem dos grandes desafios ainda existentes para a superação de problemas históricos relacionados ao respeito e ao papel das mulheres em nossa sociedade, para a suplantação de relações patriarcais, opressão, preconceitos, coerções, violência. Enfim, há a tarefa imensa de estabelecer condições igualitárias e de empoderamento, bandeiras empunhadas pelas mulheres em todos os quadrantes do planeta.

Com pouco mais de um ano do governo de reconstrução nacional, conseguimos dar muitos passos à frente. Por meio do Ministério das Mulheres, serão lançadas propostas para elaboração conjunta do plano de ações para um Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, já objeto de um decreto presidencial.  É preciso enfrentar e prevenir os altos índices de feminicídios no Brasil, com uma pactuação com a sociedade, por meio dos estados, municípios e entidades da sociedade civil.

Temos que prevenir todas as formas de discriminações, misoginia e violências contra as mulheres, por meio de políticas governamentais, somadas a ações de mobilização e engajamento da sociedade.  O governo voltou a investir em novas unidades da Casa da Mulher Brasileira, no âmbito da retomada do Programa Mulher Viver sem Violência.

O Ministério das Mulheres também investiu na reestruturação do Ligue 180 e em outras frentes de atendimento a mulheres em situação de violência. Tivemos também a iniciativa Brasil sem Misoginia, que contou, logo no primeiro ano da ação, com a adesão de mais de 140 empresas, instituições públicas, movimentos sociais, organizações diversas, como torcidas de futebol.

É preciso continuar a mobilização em torno das agendas da igualdade econômica e ampliação da presença das mulheres nos espaços de poder e decisão, ampliando sua representação no Executivo e no Legislativo. É urgente prevenir o feminicídio e combater a violência sexual e doméstica, assim como o discurso de ódio às mulheres no ambiente online e o machismo.

A Bancada do PT atua em defesa das mulheres para garantir a proteção integral à vida, à igualdade de direitos. Trata-se de uma luta civilizatória essencial para a própria democracia e a construção de uma sociedade sem nenhum tipo de desigualdade.

Artigo publicado originalmente na Revista Focus/Fundação Perseu Abramo

 

(*) Deputado federal por Minas Gerais e líder da Bancada do PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100