“A ciência voltou ao Ministério da Saúde” afirma José Guimarães

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante os dois últimos governos, a comunidade científica viu as políticas públicas do Ministério da Saúde serem ideologicamente desestruturadas, os mais importantes programas serem desmontados e até a pandemia ser negada. A ponto de os órgãos de imprensa terem que criar um consórcio para divulgação de dados sobre a pandemia, tendo em vista a falta de confiança nas informações do governo.

Além do negacionismo, a incompetência na gestão dos órgãos da área da saúde, o corte dos recursos, agravaram ainda mais os problemas causados pelo desmonte das políticas públicas estruturadas nos governos Lula e Dilma.

A feliz escolha da ministra Nísia Trindade, cientista da saúde, significa não só a retomada de uma área dominada pelo obscurantismo, mas a face humanista do governo Lula, de compromisso com a defesa dos direitos do cidadão e com o dever de cuidar das pessoas, principalmente da população em condições mais vulneráveis.

Na primeira entrevista coletiva, a ministra Nísia Trindade anunciou um conjunto de medidas emergenciais para os 100 dias do governo. O Ministério da Saúde saiu da situação de inércia para a retomada das ações emergenciais e reestruturação dos programas afetados pelo desmonte. Já em fevereiro, serão iniciadas as campanhas de vacinação, incluindo a imunização contra a Covid-19, dentro do calendário de vacinação.

Deputado José Guimarães (PT-CE) – Foto : Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Entre as iniciativas da ministra, destaca a retomada da articulação interfederativa com estados e municípios para as ações de saúde. O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e os secretários municipais voltam a se reunir para o trabalho conjunto nas ações emergenciais.

Na reunião do Presidente Lula com os 27 governadores da Federação, no dia 26 deste mês, a ministra Nísia Trindade detalhou o plano de ações emergenciais do Ministério da Saúde: redução de filas para diagnósticos e cirurgias eletivas; transparência da Câmara Técnica Assessora para Imunizações (Ctai) e recuperação do diálogo com a sociedade cientifica; reestabelecimento imediato da campanha de vacinação para recuperar as coberturas vacinais, com inclusão da vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação; retomada do Programa Farmácia Popular e ampliação da oferta de medicamentos; fortalecimento da saúde da população negra e indígena; atendimento em regime de urgência da população Yanomami; retomada e ampliação do Programa Mais Médicos, com prioridade para contratação de médicos brasileiros e posteriormente médicos estrangeiros; e reforço para o diagnóstico do câncer do colo do útero.

Com esse plano emergencial, construído de forma republicana e federativa, com governadores e prefeitos, o governo coloca a saúde como prioridade máxima, junto com o combate a fome e a pobreza extrema. A reconstrução do país começa pela proteção da população mais vulnerável.

José Guimarães é deputado federal (PT-CE) e Líder do Governo na Câmara dos Deputados

Artigo publicado originalmente na Revista Forum

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100