Decisão do STF sobre terceirização afronta o trabalhador e envergonha o povo brasileiro

Com um placar de 7 a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, nesta quinta-feira (30), a terceirização indiscriminada no País. Na avaliação dos parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, a Corte, ao referendar o texto sancionado pelo presidente ilegítimo Michel Temer no dia 31 de março de 2017, rasga – mais uma vez – a Constituição de 88, afronta o trabalhador e envergonha o povo brasileiro.

“Isso mostra que o judiciário brasileiro é um braço institucional dos patrões, da classe dominante e das elites. Essa decisão é uma afronta à classe trabalhadora e mais uma vez o Supremo Tribunal pega a Constituição rasga e joga no lixo”, lamentou o deputado Wadih Lula Damous (PT-RJ).

Para ele, essa decisão do STF que respalda a terceirização até as atividades-fim, faz com que o trabalhador conviva permanentemente com contratos temporários, em que não existem aviso prévio, fundo de garantia, férias e outros direitos previstos na Constituição e faz o Brasil retroceder na história.

“O Brasil voltou ao século XIX não só nos direitos sociais, mas em todos os direitos previstos na Carta Magna. Foi revogada a Constituição de 88 e voltou a vigorar a Constituição de 1891”, criticou Damous.

Como contraponto ao argumento da ministra Cármen Lúcia, que sustentou diante do Plenário do Supremo que a “terceirização não é a causa da precarização do trabalho e nem viola por si a dignidade do trabalho”, o líder da Bancada do PT, deputado Paulo Lula Pimenta (PT-RS), disse que o STF legitimou a terceirização irrestrita e empurrou “goela abaixo do povo a destruição dos direitos sociais e a precarização ainda mais selvagem das relações de trabalho”.

“Que Brasil os guardiões da Constituição querem para o conjunto da sociedade? ”, questionou indignado o líder petista.

Em sua fala, o deputado Marco Lula Maia (PT-RS) desnudou o argumento do decano do STF, ministro Celso de Mello, de que a terceirização irrestrita pode “manter e ampliar postos de trabalho”. Segundo o decano, com essa lei haverá “diminuição de custos ao negócio”.

“Lamentável que mais uma vez o Supremo se alie ao setor econômico do Brasil e não aos trabalhadores e trabalhadoras. O STF perdeu uma grande oportunidade de fazer uma boa ação aos trabalhadores brasileiros”, observou Marco Maia.

Na opinião da deputada Erika Lula Kokay (PT-DF), a Suprema Corte afronta o povo brasileiro. Para ela, a terceirização é um instrumento de precarização das relações do trabalho e fere de morte os direitos e garantias individuais dos trabalhadores, assegurados na Carta Magna.

“O Supremo, cada dia que passa, envergonha mais o povo brasileiro e o Estado democrático de direito. A cada dia que passa, a Corte assume mais a função de estar ao lado das elites históricas deste País e contra o povo brasileiro, porque institucionaliza e dá provimento legal a uma condição de trabalho que fere os direitos assegurados na própria Constituição”, criticou a parlamentar.

Profeta – Para o deputado Wadih Damous, o resultado da votação do STF hoje, corrobora a frase antológica proferida pelo senador Romero Jucá, em diálogos gravados com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, em que o senador sugeriu um pacto nacional “com o Supremo, com tudo”.

“Romero Jucá fez saber que era um profeta, o profeta do golpe”, ironizou Damous.

Votos – Votaram a favor da terceirização os ministros Celso de Mello, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Foram contrários os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco Aurélio Mello.

 

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100