Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara renderam homenagem em suas redes sociais ao estadista africano, Nelson Mandela, que se estivesse vivo, completaria 100 anos neste 18 de julho. Madiba como era chamado carinhosamente, deixou como legado para o mundo, o exemplo de resiliência, dignidade, força, amor e perseverança. Não sucumbiu aos 27 anos de cárcere que lhe foi imposto pela elite branca que dominava a política da África do Sul, país que ele viria a presidir anos depois. A luta de Mandela, assim como a do ex-presidente Lula – que se tornou preso político no Brasil -, revela que por mais que os algozes da democracia tentem, não se pode aprisionar sonhos, ideias e esperança.
Veja as declarações dos parlamentares petistas no Twitter:
Paulo Pimenta (PT-RS): “Somos testemunhas de uma era que nos deu Mandela e Lula na África do Sul e no Brasil: líderes perseguidos e presos em seus países, reconhecidos globalmente como grandes estadistas e, além de tudo, amigos queridos e com grande afinidade ideológica”, escreveu o líder da bancada do PT em sua conta no Twitter.
Pepe Vargas (PT-RS): “Há 100 anos, 18/07/1918, nascia Nelson Mandela. Há 102 dias Lula está preso. Mandela ficou preso por anos. O crime de ambos: defender o povo mais humilde e oprimido”.
Margarida Salomão (PT-MG): “A esperança já venceu o medo uma vez e vencerá de novo. Hoje, celebramos 100 anos do nascimento de Mandela. E relembramos quando uma ditadura de pensamento o condenou à prisão. Mas a História sempre o inocentou, assim como faz com Lula”.
Marco Maia (PT-RS): “Mandela lutou contra o regime do Apartheid e foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Deixou um legado de luta pelos direitos humanos, dignidade e liberdade. Viva Nelson Mandela!”
Helder Salomão (PT-ES): “Hoje seria o 100° aniversário do grande Nelson Mandela. Guerreiro dos direitos humanos, da liberdade e igualdade”.
Celso Pansera (PT-RJ): “Hoje, Nelson Mandela completaria 100 anos. Se estivesse vivo, certamente seria um dos líderes progressistas mundiais à frente das denúncias sobre os ataques sofridos pela democracia brasileira nos últimos anos”.
Zeca Dirceu (PT-PR): “Mandela completaria 100 anos hoje. E sempre lutou por liberdade. Um homem que saiu da prisão, para lutar por união, reconciliação do seu povo e ser exemplo para todo o mundo”.
Afonso Florence (PT-BA): “Mandela 100 anos: o mundo relembra um dos maiores líderes do século 20. E nesta data lembramos dois estadistas, dois líderes mundiais, os dois sofreram perseguição judicial via comando dos EUA para manter os interesses do imperialismo. Lula e Mandela, biografias parecidas”.
Reginaldo Lopes (PT-MG): “O centenário de Nelson Mandela serve para mostrar que uma injustiça pode até acontecer e causar grandes prejuízos, mas jamais será vitoriosa à luz da história. Viva Madiba!”
Benildes Rodrigues