Vitória da esquerda no México é marco para toda América Latina

Mesmo fora da Copa após a derrota para o Brasil, os mexicanos têm muito a comemorar. O Instituto Eleitoral do México confirmou nesta segunda (2) que o país será governado pela esquerda progressista pela primeira vez. A vitória do presidente Andrés Manuel López Obrador, do Morena (Movimento Regeneração Nacional), representa um marco histórico para a política da segunda maior economia do continente. E para toda a América Latina.

A trajetória do novo presidente mexicano guarda muitas semelhanças com a de Lula. Como nosso ex-presidente, Obrador tem ampla experiência como líder social. Concorreu à presidência duas vezes antes de ser eleito. Desta vez, ganhou com uma ampla margem: 53%, contra 23% do segundo colocado e 15% do candidato governista. Sua vitória põe fim a um domínio de quase 90 anos da direita na política mexicana.

É o prenúncio de uma nova primavera da esquerda no continente? O ex-chanceler Celso Amorim acredita que sim, mas faz um alerta para a reação imperialista que deve aumentar a pressão sobre o Brasil e a América Latina. “A visita do vice-presidente Pence foi só o prelúdio. E a luta por Lula Livre, Lula candidato é mais do que nunca vital”, disse ele em entrevista ao Brasil 247.

O PT, em nota assinada pela presidenta Gleisi Hoffmann e pela Secretária Nacional de Relações Internacionais do partido, Monica Valente, saudou os mexicanos e reforçou a importância da eleição de Obrador que tanto vai contribuir para uma América Latina livre e soberana.

Nas redes sociais, a presidenta Dilma Rousseff manifestou sua torcida pelo candidato. “Será uma vitória não apenas do México, mas de toda a América Latina”, escreveu. A senadora e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann também se manifestou. “Na bola, hoje somos todos Brasil. Na América Latina, somos todos irmãos.” Também felicitaram AMLO o senador Lindbergh Farias e o deputado Paulo Pimenta e Benedita da Silva.

Seus principais desafios são o combate à corrupção, à recessão resultante das políticas neoliberais anteriores e à violência dos cartéis de drogas. O partido também levou a prefeitura da Cidade do México, que equivale a uma secretaria de estado na organização política do país. Com a vitória de Claudia Sheinbaum, é a primeira vez que uma mulher é eleita prefeita da capital mexicana, a mais populosa de todo o continente.

Em tempos de Trump, a guinada progressista também começa a ressoar no norte do continente. Em movimento inédito, uma mulher latina de 28 anos venceu derrotou um veterano do Partido Democrata nas prévias para deputada em Nova York. Alexandria Ocasio-Cortez é aliada do socialista Bernie Sanders e defende uma plataforma abertamente de esquerda, com acesso integral à saúde, controle de armas, aumento de salário mínimo e banimento dos presídios privatizados.

 

Por PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100