Observatório da População Negra será lançado nesta quarta-feira

igualdaderacialA Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançará, nesta quarta-feira (21), o Observatório da População Negra, iniciativa que cria o primeiro banco de dados sobre as realizações da população afrodescendente em diversas áreas produtivas e sociais do Brasil.

A data de 21 de março foi escolhida porque marca o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

O Observatório será um portal público que vai divulgar pesquisas sobre os resultados das políticas públicas para a população negra e sobre a situação deste segmento no contexto da população brasileira em geral.

Os conteúdos do portal serão baseados em fontes oficiais de informação e abordarão aspectos do desenvolvimento humano e socioeconômico, a partir de análises comparativas sobre acesso à educação, saúde, segurança pública, acesso à justiça, acesso à informação e outros serviços públicos e direitos, levando em conta também gênero, faixa etária, região geográfica e outros recortes específicos. “Teremos um banco de dados real e otimizado sobre a situação do afrodescendente”, afirmou José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.

A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) enalteceu o projeto. “É uma iniciativa fundamental que poderá cumprir muitas funções, além de possibilitar o acesso a informações sobre a situação da população negra no Brasil, nas dimensões econômica, social e cultural. Estão de parabéns a Faculdade Zumbi dos Palmares, a SAE e a Seppir”, elogiou Janete Rocha Pietá.

Para o deputado Edson Santos (PT-RJ), o Observatório poderá ajudar no combate à desinformação que existe quanto às ações afirmativas. “A maioria dos questionamentos que são feitos em relação à eficácia e à legitimidade das políticas públicas voltadas à população negra são fruto da desinformação. Na medida em que tenhamos mais informações a respeito do impacto destas políticas, venceremos as resistências. Nesse sentido, o Observatório da População Negra será altamente positivo e a Faculdade Zumbi dos Palmares e o governo estão de parabéns”, disse o deputado.

O lançamento oficial do Observatório da População Negra acontecerá na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo (SP), a partir das 14h, durante seminário sobre o negro no mercado de trabalho.

O portal poderá ser acessado através do seguinte endereço: www.observatoriodapopulacaonegra.com.br

 

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também