A Câmara dos Deputados será palco nesta terça-feira (22), do ato de lançamento do livro “A repressão Militar-Policial no Brasil – O livro chamado João. O evento se inicia às 19h30 no Salão Nobre. Três dos nove autores da obra estarão presentes.
Que circunstâncias econômicas e sociais permitiram o êxito do Golpe Militar de 1964? Como o Estado se organizou para impedir que as vozes dissidentes fossem ouvidas? Esses são alguns questionamentos que o livro procura responder.
A obra escrita por nove militantes durante o período em que cumpriram penas no Carandiru e no presídio do Barro Branco, entre 1973 e 1975, só foi impressa no final do ano passado. Faz uma leitura das circunstâncias em que ocorreu o Golpe Militar de 1964. Trata desde seus fundamentos ideológicos, políticos, os vínculos de segmentos militares com a política externa dos Estados Unidos, alinhando o Brasil às políticas do Departamento de Estado contra União Soviética, no contexto da Guerra Fria.
São autores da obra o advogado Aton Fon, Carlos Lichtsztejn, Celso Horta, Gilberto Belloque, José Carlos Vidal, Manoel Cyrillo Netto, Paulo Vannuchi e Reinaldo Morano Filho e Hamilton Pereira (Pedro Tierra).
O lançamento contará com a presença dos autores Hamilton Pereira, José Carlos Vidal e Aton Fon. “É interessante perceber que os segmentos sociais que apoiaram o golpe de 1964, como grandes empresários ligados ao setor financeiro, parte da mídia, o agronegócio e que arrastaram a classe média, também estavam presentes no apoio à deposição da presidenta Dilma Rousseff”, anota Hamilton Pereira.
SERVIÇO
- Lançamento do Livro – “A repressão Militar-Policial no Brasil – O livro chamado João”
- Dia 22/05 (terça-feira), às 19h30
- No Salão Nobre da Câmara dos Deputados