Amauri Teixeira protesta contra imigração espanhola

amauri teixeiraO deputado Amauri Teixeira (PT-BA) registrou na Tribuna da Câmara um protesto em relação à atitude da imigração espanhola, que barrou uma brasileira de 77 anos. “A diplomacia brasileira precisa tomar medidas enérgicas. Nosso povo tem que ser tratado lá fora com dignidade, com igualdade”.

A brasileira Dionísia Rosa da Silva passou três dias retida no Aeroporto de Barajas, em Madri, e não conseguiu entrar no país porque não teria a carta convite exigida de brasileiros que chegam à Espanha para se hospedar com parentes ou amigos.

O parlamentar ressaltou que o Itamaraty vai adotar, a partir de abril, a regra da reciprocidade com a Espanha.

“Sabemos das normas e procedimentos exigidos em todos os países quanto à obrigatoriedade da apresentação de documentos. No entanto, sem flexibilidade, um caso inadmissível como esse ocorre entre dois países que não tem problemas de relação, sendo perfeitamente possível um acordo com o consulado brasileiro permitindo a entrada dessa senhora, na Espanha”.

O deputado parabenizou o governo por ter tomado providências imediatas. A partir de abril, ainda será necessário que os espanhóis gastem no país pelo menos R$ 170 por dia por pessoa, o equivalente a cerca de 80 euros. A comprovação poderá ser feita por meio de cartão de crédito internacional, desde que o titular apresente fatura em que conste o limite permitido de gasto.

Também será exigido passaporte com pelo menos seis meses de validade e, no caso de quem não ficar em hotéis, a carta-convite que faltou a Dionísia, que precisa ter assinatura registrada em cartório e comprovante de residência.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também