Zarattini participa de protesto contra a venda da Embraer em São José dos Campos

Em ato contra a venda da Embraer para Boeing, na terça-feira (15), em São José dos Campos (SP), o deputado Carlos Lula Zarattini (PT-SP) alertou que a operação poderá significar o fechamento de mais de 18 mil vagas de empregos no estado de São Paulo, queda na arrecadação de impostos e da atividade industrial. Além disso, o Brasil vai perder uma organização que detém tecnologia de aviões comerciais, executivos e militares.

Segundo Zarattini, a venda da Embraer para a gigante norte-americana de aviação vai ocasionar um imediato desmantelamento da cadeia produtiva aeroespacial. “Essa venda é criminosa e vai obrigar o fechamento de fábricas, desemprego de milhares de pessoas e entrega para os americanos de todo conhecimento e acúmulo tecnológico e científico brasileiro no setor”.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Herbert Claros, lembrou que a empresa tem papel fundamental na economia do País. “É urgente que a Prefeitura de São José dos Campos e o governo do Estado rompam o silêncio e cobrem o governo de Michel Temer a usar seu poder de veto para impedir a venda da Embraer”.

O governo federal não é o controlador da Embraer, mas Michel Temer tem o poder de vetar mudanças estratégicas, a chamada “Golden Share”. Na avaliação de Zarattini, a venda vai impactar programas militares do País e a fabricação de aviões comerciais e jatos executivos. “Abrir mão do controle da Embraer vai significar também um grave ataque aos planos estratégicos na área da Defesa. O setor de defesa não sobrevive ou tem envergadura sem o desenvolvimento das aeronaves civis. Projetos importantíssimos na área da defesa nacional como o FX-2, que está sendo desenvolvido em parceria com a empresa sueca SAAB e inclui transferência de tecnologia para a Embraer, provavelmente serão interrompidos”, alertou.

Hoje, as fábricas das cidades paulistas de São José dos Campos, maior polo de desenvolvimento da empresa, Gavião Peixoto, Botucatu, Sorocaba e Taubaté empregam mais de 18 mil pessoas. E têm mais de seis mil engenheiros.

Líderes das principais centrais sindicais do país como CUT, Força Sindical e Intersindical, sindicatos dos metalúrgicos de São José dos Campos, Botucatu e Araraquara participaram do ato.

Assessoria de Imprensa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100