Décio Lima destaca combate à obesidade entre crianças e adolescentes

deciolimatribO deputado Décio Lima (PT-SC) destacou em plenário o empenho do governo federal em atacar de frente, por meio da Semana de Mobilização Saúde na Escola, um dos problemas de saúde que já é considerado uma epidemia no mundo: a obesidade. Segundo o deputado, a ação, que começou no dia 5 de março e termina amanhã, é apenas uma das políticas públicas para controlar a obesidade entre a população brasileira, sobretudo entre crianças e adolescentes.   

A Semana de Mobilização, que é uma iniciativa é dos ministérios da Saúde e da Educação, vai abranger cinco milhões de estudantes de 1.938 municípios, em mais de 22 mil escolas públicas. A programação engloba atividades como palestras com a participação de alunos, profissionais e funcionários, além de visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas próximo às escolas. “Estudantes com excesso de peso serão encaminhados para as UBSs, além de receberem orientações nutricionais”, explicou Décio Lima.

O deputado citou em seu discurso que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem hoje no mundo 300 milhões de pessoas obesas. Desse total, 100 milhões estão nos países em desenvolvimento. Outra constatação é que a obesidade é inversamente proporcional às classes mais favorecidas. Ou seja, quanto menor a faixa de renda, maior a incidência do problema. “A OMS considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo, classificando-a como epidemia”, ressaltou.

Tarciano Ricarto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também