Mantega aposta em trajetória positiva de crescimento econômico em 2012

vacca D2Deputados da bancada do PT repercutiram o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu 2,7% em 2011 e alcançou R$ 4,143 trilhões, segundo dados divulgados hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a economia brasileira já está em uma trajetória de crescimento maior do que o ano passado e que vai se acelerar, atingindo seu ápice no segundo semestre, quando a economia estará crescendo a uma taxa de 5%. A média, segundo ele, ficará entre 4% e 4,5%.

Para o líder da bancada do PT, deputado Jilmar Tatto (SP) o governo já está “num grande esforço” para atingir esse crescimento. “Para crescermos ao patamar de 4%, exige-se muito planejamento, esforço, decisões políticas. É justamente isso que o governo federal está fazendo.

A primeira grande decisão da Presidenta Dilma é que o Orçamento deste ano possa ter sua execução já no primeiro semestre, principalmente no setor de investimento, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Serão investidos bilhões na construção de usinas, na construção e reforma de estradas, na reforma e da ampliação de portos e aeroportos. Então, o PAC é um elemento importante para que possamos aquecer a economia, crescer e gerar emprego”, afirmou.

Além do PAC, acrescentou o líder petista, há outras iniciativas para alcançar a meta de crescimento. “Valorização do salário mínimo; desoneração da folha; investimento no Minha Casa, Minha Vida. Outra medida é baixar os juros ao patamar de um dígito, porque isso faz crescer a economia. Facilitar o crédito para que haja investimento e consumo. Essa é a pauta que o País precisa para crescer, prosseguir, distribuindo renda, com compromisso com meio ambiente, com o crescimento sustentável. Esse é o Brasil da Presidenta Dilma, esse é o Brasil que todos queremos”, disse Jilmar Tatto.

PIB – Para o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), apesar do desenvolvimento do Brasil ter sido menor do que a expectativa, foi um crescimento positivo se comparado com a Europa. “Num quadro de crise mundial, de crise profunda na Europa e de aprofundamento daquela crise que começou em 2008 e que é esta mesma que estamos vivendo, o resultado é muito positivo, porque neste período aumentamos os empregos com carteira assinada, o consumo das famílias no Brasil aumentou, a renda dos mais pobres também subiu e o povo melhorou de vida”, ressaltou Vaccarezza.

O deputado Geraldo Simões (PT-BA) também avaliou que “mesmo num momento de crise mundial”, a economia brasileira conseguiu crescer 2,7%. “É claro que teve uma queda, por conta desta crise, se compararmos com os 7,5% de 2010. E os estudos indicam a volta do crescimento para 2012”, disse.

Ainda segundo os dados divulgados pelo IBGE, o desempenho da economia em 2011 foi puxado pelo consumo das famílias, que teve expansão de 4,1% em relação a 2010. Também tiveram bons resultados os setores agropecuário, com crescimento de 3,9%, e o de serviços, com 2,7%.

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país ao longo do ano.

Gizele Benitz


Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também