Privatização da Eletrobras prejudicará consumidores e a soberania nacional, alertam especialistas

Especialistas no setor de energia afirmaram nesta quarta-feira (18), durante audiência pública na Câmara, que uma possível privatização da Eletrobras- como deseja o governo Temer- além de um atentado à soberania nacional, fatalmente traria enormes prejuízos ao desenvolvimento econômico e social do Brasil. Entre os retrocessos apontados no projeto de lei que tramita sobre o tema (PL 9.463/18), está a transferência do controle acionário da estatal para empresas estrangeiras, que passariam a controlar a geração e distribuição de energia, a vazão das águas de rios importantes, além de aumentos nas contas de luz muito superiores à inflação.

O ex-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atual conselheiro da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Nelson Hubner, destacou que nem mesmo países reconhecidamente adeptos do liberalismo econômico ousam privatizar sua principal matriz energética.

“A questão não é ideológica, mas, sim, pragmática. Não vou comparar o mercado brasileiro com a China, onde tudo é estatal. Vamos pegar a Noruega, cuja base da matriz energética são as hidrelétricas, assim como no Brasil. Lá, 90% da produção de energia está nas mãos do Estado. Na província de Quebec, por exemplo, onde a geração, a transmissão e a distribuição está nas mãos do governo, o custo da energia chega a ser de até um terço do valor que é cobrado onde existe a participação do setor privado”, explicou Hubner.

O especialista lembrou ainda que nos Estados Unidos o governo mantém 73% da produção de energia em usinas hidrelétricas nas mãos do governo. “As principais usinas ainda são administradas por um corpo de engenheiros do Exército norte-americano. Apenas as pequenas usinas estão sob a administração do setor privado”, ressaltou Nelson Hubner.

Durante a audiência o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Gustavo Teixeira também observou que a privatização fatalmente traria reajustes abusivos nas tarifas de energia e risco de apagão. Como exemplo, ele citou o que ocorreu em 2001, durante o governo tucano de FHC.

“As privatizações de várias concessionárias de energia trouxeram aumentos muito superiores à inflação. Se a privatização da Eletrobras ocorrer, teremos risco de desabastecimento principalmente em regiões com população esparsa, como no Norte, porque os investimentos passariam a obedecer a lógica do lucro no curto prazo”, destacou Teixeira.

Ainda sobre essa consequência, a representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE)Fabíola Artezanacitou como exemplo o que ocorreu com a privatização da Companhia Energética de Goiás (CELG). “Além das mais de mil demissões na empresa, a tarifa aumentou muito acima da inflação e tem ocorrido uma piora visível na qualidade dos serviços. O índice de queda de energia em Goiás é sete vezes superior à média nacional”, observou.

Leilões de energia– O conselheiro da Cemig Nelson Hubner disse que no atual modelo de produção de energia em vigência no País, baseado em leilões de geração e transmissão de energia para promover a concorrência no setor e permitir a entrada no mercado de novos empreendedores, somente a atuação de uma estatal pode manter os preços das tarifas estáveis.

“Desde o processo de privatização do governo FHC, que permitiu a venda de várias concessionárias de energia, a participação da Eletrobrasnos leilões trouxe uma economia de mais de R$ 100 bilhões em tarifas que poderiam ter sido pagas pelos consumidores”, ressaltou.

Também participaram da audiência pública o representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) José Chacon de Assis; o doutor em Direito Público da Universidade Federal do Pará (UFPA)Luiz Alberto Rocha; além dos deputados petistas Arlindo Chinaglia (SP), Patrus Lula Ananias (MG) e Paulão Lula (AL), membros titulares da Comissão, e os deputados Erika Lula Kokay (DF) e Henrique Lula Fontana (RS), suplentes do colegiado.

 

Héber Carvalho

Foto: Cléia Viana/Câmara dos Deputados

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100