No Fórum Alternativo Mundial da Água, petistas dizem não à privatização da água

Desde o último sábado (17) milhares de pessoas debatem em Brasília os desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos no planeta em dois eventos, no 8º Fórum Mundial da Água (FMA) e no Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama). Os dois encontros contam com a participação de uma delegação de parlamentares petistas, coordenada pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), e com a presença dos deputados petistas Afonso Florence (BA), Bohn Gass (RS), Erika Kokay (DF), João Daniel (SE), Leonardo Monteiro (MG) e Zé Geraldo (PA).

O Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) – que acontece até a próxima quinta-feira (22 de março), é um evento paralelo, democrático, participativo e descentralizado promovido pela sociedade civil para se contrapor ao evento corporativo oficial – O Fórum Mundial da Água. O Fama tem em sua coordenação a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Sem Terra (MST) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Diferente do Fórum Mundial das Águas, o Fórum Alternativo vai discutir os problemas relacionados à gestão dos recursos hídricos e do saneamento ambiental fundamentados na defesa da gestão pública, do controle social das fontes de água, do acesso democrático à água e ao saneamento, e a luta contra as privatizações dos mananciais e dos serviços públicos nesse setor. Portanto, um dos objetivos do Fama é denunciar a ilegitimidade do 8º FMA e responsabilizar os governos pelo uso dos recursos públicos na promoção de interesses privados. As atividades do Fama estão sendo realizadas na Universidade de Brasília (UnB) e no Parque da Cidade.

“O Fórum Alternativo questiona o Fórum Mundial da Água pelo protagonismo que essa concede às grandes corporações que têm interesse em transformar a água em mercadoria no mundo e também no Brasil. Como exemplo desse processo temos a proposta do governo Temer aos estados, que condiciona a ajuda financeira da União à privatização das empresas de saneamento”, acusou Tatto.

O 8º Fórum Mundial da Água deve reunir cerca de 45 mil participantes, até a próxima sexta-feira (23 de março). No evento que é organizado pela Conselho Mundial da Água, os temas em debate referem-se à gestão de recursos hídricos em todo o mundo e no Brasil, em especial a gestão empresarial. O Conselho Mundial da Água é uma organização internacional privada composta de representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais. As atividades do FMA estão sendo realizadas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília.

Brasil – Oito países detêm cerca de 60% das fontes de renováveis de agua doce de todo o mundo. Dentre esses, o Brasil destaca-se em primeiro lugar com estoque de 6,220 bilhões de metros cúbicos ou 14% do total do planeta.

Héber Carvalho

Foto: Divulgação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo