Atos na Câmara reforçam que mobilização é fundamental para evitar entrega do setor elétrico

Dezenas de funcionários de empresas de economia mista do setor elétrico e parlamentares de diversos partidos criticaram nesta quarta-feira (29) a proposta do governo Temer de privatizar as empresas do setor. Durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Eletrobras e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Eletronorte, coordenadas respectivamente pelos deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Zé Carlos (PT-MA), foram denunciados os prejuízos que a privatização pode trazer para consumidores, o meio ambiente e os povos tradicionais.

“A privatização vai trazer apenas aumento de tarifas, a exemplo do que ocorreu em muitas partes do mundo onde a energia foi privatizada. Além disso, a falta de investimento do setor privado poderá ocasionar a falta de energia”, alertou Fontana.

O deputado Zé Carlos destacou ainda que apenas a pressão da sociedade pode evitar a entrega das empresas do setor elétrico. “A mobilização é fundamental para demonstrar à população brasileira os argumentos cristalinos contra a privatização proposta por um governo ilegítimo e anti povo, que deseja destruir o que de bom ainda resta no Estado para apagar o golpe dado contra a democracia”, alertou.

Representantes dos trabalhadores do setor elétrico alertaram que a privatização proposta pelo governo Temer, se aprovada, trará apenas prejuízos ao País. Para Wellington Diniz, da Federação Nacional dos Urbanitários, se isso vier a ocorrer só haverá investimento aonde a iniciativa privada conseguir enxergar o lucro.

Da mesma forma, a representante do Sindicato dos Urbanitários do DF, Fabíola Antezana, disse que a Eletronorte também tem importância estratégica no combate à desigualdade social na região. “A Eletronorte mantém hospitais, programa de geração de renda, além de financiar projetos educacionais e culturais na região”, explicou.

Já o servidor de carreira e ex-diretor da Eletrosul, Ronaldo Custódio, ressaltou que em todo o mundo a geração de energia é encarada como uma questão de soberania, “e até guerra e golpes ocorrem por conta dela”.

“Enquanto isso Temer quer se desfazer de um patrimônio porque encara a energia não como um bem público, mas sim como mercadoria. Temer ressuscita o modelo da década de 1990, de Fernando Henrique, de liberdade total de preço da energia, sem preocupação com a universalização dos serviços”, acusou.

O técnico da Eletrosul disse ainda que mesmo em países que adotam o liberalismo econômico como regra, caso dos Estados Unidos, o Estado continua dono da maioria das geradoras de energia elétrica. “Nos Estados Unidos, 73% das hidrelétricas são do estado, sendo que em 21% dessas é administrada pelo exército, pela importância estratégica que tem. Apenas nos 27% restantes, localizados em rios secundários, é permitido a iniciativa privada explorar”, observou.

Referendo– Mais cedo, durante audiência pública que lotou o auditório Nereu Ramos, trabalhadores do setor e parlamentares da oposição e do governo também criticaram a privatização da Eletrobras.

Contrário à privatização do sistema Eletrobras, principalmente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE) ressaltou a importância da mobilização da sociedade para impedir esse retrocesso.

“O principal desafio da oposição e dos deputados da base do governo contrários à privatização, será mobilizar a sociedade, dentro e fora do governo, para evitar a privatização do setor elétrico”, ressaltou.

Também compareceram ao ato os deputados petistas Adelmo Leão (MG), Benedita da Silva (RJ), Erika Kokay (PT-DF)coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico, João Daniel (SE), Luiz Sérgio (RJ), Marcon (RS), Nilto Tatto (SP) – presidente da Comissão de Meio Ambiente, Paulão (AL) – presidente da Comissão de Direitos Humanos, Pedro Uczai PT/SC)presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Eletrosul, Pepe Vargas (RS), Ságuas Moraes (MT) e Zé Geraldo (PA).

Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100