Pesquisa Ibope divulgada no final de semana confirma Lula liderando as intenções de voto para presidente em 2018, variando, de acordo com o cenário, entre 35% e 36%, com 20 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.
A pesquisa, divulgada pelo jornal O Globo, também mostra Lula com ampla liderança na pesquisa espontânea, onde o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor. Lula tem 26% das intenções de voto espontâneos, com 42% no Nordeste.
Jair Bolsonaro fica em segundo lugar, com 15% e Marina Silva em terceiro. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes e o prefeito de São Paulo, João Dória, ficam embolados entre 5% e 7% das intenções de voto.
Em qualquer cenário apresentado ao eleitor, Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto.
Parlamentares da bancada do PT na Câmara comemoraram nas redes sociais os números favoráveis ao retorno do ex-presidente ao comando do país.
“Nova pesquisa feita pelo Ibope confirma: se as eleições fossem hoje, Lula seria novamente eleito presidente”, disse no Twiter o líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP).
“A esperança bateu na porta. Vamos reconstruir esse país que Temer está destruindo”, afirmou o deputado Marco Maia (PT-RS).
“Grande mídia desesperada com Lula liderando mais uma pesquisa deve requentar alguma ‘denuncia’ nos próximos dias. Não entenderam que não adianta”, disse o deputado Helder Salomão (PT-ES). “Lula é a esperança, por isso vence em todos os cenários”, comentou o deputado Afonso Florence (PT-BA).
Para o deputado Rubens Otoni (PT-GO), “enquanto os adversários estão sem rumo, Lula anda o Brasil e cresce em todas as pesquisas”.
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22 de setembro, com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
PT na Câmara com agências