A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta terça-feira (24) em homenagem aos 100 anos da Revolução Russa, que é considerada um dos principais eventos da história contemporânea, tendo marcado o século 20 e dado origem a lutas em defesa do direito dos trabalhadores, das mulheres e minorias. Na sua fala na sessão, a deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou a importância da luta dos russos em construir um território onde todos poderiam ser socialmente iguais.
“Foi a revolução russa que construiu a possibilidade dos trabalhadores, operários e camponeses discutirem e lutarem por seus direitos. Essa mesma luta deu origem à conquista dos direitos das mulheres”, afirmou.
Destacou Erika como principais conquistas da revolução o direito ao pão, à terra e à paz, tudo que lutamos hoje. A revolução poderia ter acontecido em qualquer país bem desenvolvido, mas aconteceu na Rússia, que tinha 85% da sua população analfabeta. Segundo a deputada, a revolução fez com que os trabalhadores do mundo inteiro se colocassem em marcha em defesa dos seus direitos e da liberdade.
A parlamentar lembrou que a primeira greve que aconteceu no Brasil também faz 100 anos, junto com a revolução russa. “ Os exemplos dessa luta devem estar dentro de nós para que possamos resistir a esse quadro de retirada de direitos pelo qual passa nosso país. Somos açoitados todos os dias por fundamentalistas e a nossa democracia está sendo dominada por aqueles que têm saudade das casas grandes e senzalas”, denunciou.
Foi autor da homenagem o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).
Layla Andrade