Parlamentares e artistas atuam pela derrubada do veto à prorrogação do Recine

Para garantir a derrubada do veto presidencial à prorrogação do Regime Especial de Tributação para o Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine) e da Lei do Audiovisual, artistas, cineastas, produtores culturais e parlamentares fizeram uma peregrinação no Congresso Nacional nesta terça-feira (19). O Recine, previsto na Medida Provisória 770/17, foi prorrogado até 2019, mas o presidente ilegítimo Michel Temer resolveu vetar integralmente a MP e encaminhar outra no seu lugar (MP 796/17). No novo texto o prazo para uso do Recine vai somente até 31 de dezembro deste ano.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG), que acompanhou a comitiva nas manifestações, disse que essa luta é contra o atraso. “Esse veto é um equívoco imenso, o valor que é obtido com o fim da isenção não compensa a morte do audiovisual brasileiro”, afirmou. A deputada explicou a importância dessa tributação especial para o setor de audiovisual lembrando que os Estados Unidos não abrem mão dele. “O estado da Califórnia, que tem um PIB maior do que o do Brasil, tem grande parte das suas riquezas geradas pela produção de cinema e entretenimento. Por que nós, no Brasil, que precisamos afirmar a nossa independência cultural e mundial, deveríamos abrir mão disso?”, questionou.

O deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), ex-presidente da Comissão de Cultura, participou das manifestações e destacou que o Recine vinha sendo renovado progressivamente. “Não tem explicação para esse veto do presidente ilegítimo Michel Temer. O audiovisual brasileiro é um setor de sucesso econômico e cultural, por isso, vamos trabalhar pela derrubada urgente desse veto. Vamos reverter esse quadro”, afirmou.

Trincheira da democracia – O ator Antônio Pitanga, ao se manifestar pela derrubada do veto, explicou a importância de a classe artística e cultural estar no Congresso Nacional. “A importância da nossa vinda aqui é porque o Congresso sempre foi a trincheira da democracia, sempre foi parceiro da cultura. Não é um pedido pessoal de cada um de nós, é um pedido de uma nação”.

Antônio Pitanga lembrou a sua história, contando que a sua família foi criada na “barriga” da cultura. “Eu vim de uma família de escravos, a cultura me deu o passaporte de cidadania, de fazer teatro, cinema.  Hoje os meus filhos são atores, minha filha fez um filme sobre a vida do cinema brasileiro. Centenas de empregos são criados através da cultura. A lei tem que entender que a cultura faz parte de um gesto nobre de uma nação em todos os sentidos, seja racial, ou social”, afirmou.

A produtora cinematográfica, Sara Silveira, destacou que cultura também é educação e pediu sensibilidade dos parlamentares para derrubar o veto. “Precisamos sobreviver, estamos trabalhando bem, o nosso caminho é honesto. Votem contra esse veto”, pediu.

Foto: Alessandro Dantas

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que apoia a derrubada do veto e participou da peregrinação, enfatizou que a indústria de audiovisual é uma das grandes indústrias norte-americanas. “A partir de Hollywood eles vendem para o mundo inteiro os seus produtos e os seus valores.  O Brasil precisa investir muito no audiovisual, nós temos leis importantes, como a lei da convergência na TV à Cabo, que permitiu um avanço para a produção do audiovisual nacional, mas precisamos de mais. Por isso, é fundamental a derrubada desse veto para que o setor tenha mais incentivos e continue avançando”, afirmou.

O movimento dos artistas e cineastas contou também com o apoio do senador Humberto Costa (PT-PE). “Esperamos derrubar esse veto já na próxima terça-feira (26)”, afirmou o senador. Ele explicou que a prorrogação dos benefícios, tanto do Recine – que tem a ver com a criação de novas salas de exibição – e os benefícios da lei do audiovisual – que promove incentivos para a produção audiovisual no Brasil – representam apenas “uma gota no oceano” das desonerações do Brasil. “A desoneração do Recine significa menos de R$ 100 milhões, enquanto que nessa semana foi aprovado um Refis do setor do agronegócio que representa R$16 bilhões”, citou Humberto Costa, defendendo que esses benefícios do Recine sejam prorrogados até 2019.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) também participou da peregrinação e das manifestações em prol da derrubada do veto ao Recine.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100