A “Reorganização do Setor Elétrico e as suas Consequências” será tema de audiência pública nesta quinta-feira (31). A audiência será realizada conjuntamente pelas Comissões de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Legislação Participativa da Câmara. A iniciativa é dos deputados Givaldo Vieira (PT-ES), João Daniel (PT-SE), Nilto Tatto (PT-SP), Patrus Ananias (PT-MG) e Erika Kokay (PT-DF).
De acordo com a deputada Erika Kokay, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico Brasileiro, a audiência debaterá as consequências sociais, ambientais e econômicas das propostas de privatização do setor.
“O setor elétrico é estratégico para o desenvolvimento nacional e sua privatização coloca em risco a nossa soberania e segurança. O governo se utiliza do argumento de ganho de eficiência, mas sabemos das graves consequências de submeter o setor a uma lógica de mercado”, diz a deputada.
Segundo Kokay, as privatizações podem significar aumento de tarifas, o fim de programas de universalização dos serviços e o comprometimento do próprio fornecimento de energia, com o aumento de apagões e desabastecimentos.
Estão convidados para debater o tema: Nailor Gato, Vice-Presidente da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU; Roberto Araújo, Representante do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético – ILUMINA; Gilberto Cervinski da Plataforma Operária Camponesa para Energia; Gustavo Teixeira, Representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE); dentro outros.
(AP)