Fontana faz apelo por aprovação da reforma política para aperfeiçoar democracia

henrique fontana0410_D1Em um auditório lotado por centenas de militantes e dirigentes de entidades da sociedade civil; parlamentares e lideranças de fundações e partidos políticos, o relator da reforma política na comissão especial da Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), fez um apelo pela aprovação da reforma. “Este será o primeiro passo para aperfeiçoar o nosso sistema político eleitoral e, consequentemente, a democracia em nosso país”, disse.

A manifestação ocorreu hoje (4) durante ato público no auditório Nereu Ramos. O parecer do relator será apresentado e votado nesta quarta-feira (5), na comissão especial que debateu o tema na Câmara. A reunião está marcada para às 14h30, no plenário 7.

Fontana defendeu a adoção do financiamento público de campanha, o fortalecimento dos partidos políticos e a ampliação dos meios de participação popular na vida política do país. Ele destacou que esses avanços só serão possíveis com a aprovação do relatório por ele sugerido e debatido durante mais de seis meses.

“O relatório que será apreciado não atende 100% das minhas convicções para melhorar o sistema político, nem dos partidos ou dos movimentos sociais. Mas acredito que será o primeiro passo para aperfeiçoar o nosso sistema político eleitoral”, destacou.

Para Fontana, o setor progressista da sociedade brasileira está em um momento de acúmulo de forças para enfrentar os conservadores que, segundo ele, não desejam mudanças na política do país. Por isso, segundo o relator, é importante que os partidos aprovem, agora, o relatório na comissão especial e, depois, se desejarem, apresentem emendas nas etapas seguintes de tramitação da matéria, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário da Câmara.

O líder da bancada do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), destacou o compromisso da bancada com a provação do relatório na comissão especial. “A bancada do PT apoia, na íntegra, as propostas do relator Henrique Fontana. Queremos o financiamento público de campanha, o fortalecimento dos partidos políticos, a modernização dos mecanismos de participação popular no processo político do país, além do estímulo a uma maior participação das mulheres na política brasileira”, defendeu.

Entidades – Participaram do ato na Câmara, dirigentes e parlamentares do PT, PMDB, PCdoB, PDT, PSOL, PSB, PV e PSC. Representando as entidades da sociedade civil, compareceram líderes da OAB, CNBB, CUT, UNE, UBES, CTB, AMB, Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política, além de organizações representativas das Mulheres e Negros.

Héber Carvalho

Leia o relatório do Deputado Fontana Aqui

 

Ouça o deputado Henrique Fontana (PT-RS) na Rádio PT

http://www.informes.org.br/radio/111005-materia henrique fontana.mp3″ bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também