Oposição derrota Reforma Trabalhista em comissão e fortalece luta popular

A oposição no Senado impôs, nesta terça-feira (20), uma grande derrota ao governo golpista de Temer ao rejeitar na Comissão de Assuntos Sociais, por 10 a 9, o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) ao projeto de lei da Câmara (PLC 38/17) que trata da Reforma Trabalhista. “Para nós, hoje o dia está ganho”, comemorou o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP). “É uma sinalização muito importante e vai ajudar a enterrar de vez esse projeto que só traz atraso para a classe trabalhadora”, acrescentou.
Na avaliação do líder do PT, a derrota dos golpistas demonstra também que a pressão da população começa a fazer efeito no Congresso Nacional. “Foi uma votação em uma comissão, ainda terão outras votações em comissão e também no plenário do Senado. Não é fácil para a gente chegar à vitória final, mas está demonstrado que, pressionando, com uma companha firme contra essas reformas (Trabalhista e Previdenciária) nós vamos ser vitoriosos. A classe trabalhadora não merece esse retrocesso. Não merece ver seus direitos irem para a lata do lixo”, afirmou.
Carlos Zarattini enfatizou ainda que, no caso da Reforma Trabalhista, era necessário apenas uma maioria simples. “E mesmo assim, o governo não conseguiu obter votos suficientes”. O líder alertou, no entanto que é preciso manter a mobilização porque haverá muita luta pela frente. O próximo passo será na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde o relator da matéria é o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB). “Espero que tanto a CCJ quanto o plenário do Senado mantenham esse entendimento contrário à reforma”, disse.
O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), também comemorou a derrota do governo. Ele argumentou que, se este fato fosse contado como uma coisa pontual, numa pauta normal do Senado, até não teria a relevância que tem. “O fato é que o governo, que foi produto de um golpe parlamentar, anunciou ao Brasil, ao sistema financeiro brasileiro, aos empresários, à banca financeira internacional que, até o fim de junho, aprovaria as reformas Trabalhista e da Previdência”.
Esse discurso, que na avaliação do líder Guimarães deu ao governo ilegítimo uma certa credibilidade, acabou. Ele destacou que um ano se passou e o Brasil segue ladeira abaixo. “Desandou a reforma Trabalhista no Senado e a da Previdência aqui nem sequer andou porque o governo não tem maioria no Senado nem na Câmara para aprovar a tal PEC da Previdência”, afirmou Guimarães.
Greve geral – Os líderes Zarattini e Guimarães avaliam que o que aconteceu no Senado hoje vai dar combustível para que, no dia 30 de junho, a greve geral convocada pelas centrais sindicais pare o País. “Hoje já teve paralisação em várias cidades brasileira e, com certeza, essa rejeição do parecer na Comissão de Assuntos Sociais vai motivar ainda mais os trabalhadores. Vamos parar este País e dizer ao mundo que este governo não tem mais condições de continuar governando o Brasil e que só eleições diretas conseguirão repactuar o País”, reforçou Zarattini.
José Guimarães acrescentou que o Brasil está sofrendo muito. A economia brasileira está derretendo. “Este País não suportará chegar a 2018. Nunca se viu um governo tão desastrado como este. É um governo que não sabe o que fazer, não tem projeto de Nação. Além do mais, o governo Temer está envolvido no maior esquema de corrupção já visto na história do Brasil. Ou seja, o governo prometeu o céu e está dando o cartório, para não dizer o inferno”.
Guimarães disse que o povo não pode esperar e repetiu a frase do FHC pedindo que Temer tenha um gesto de grandeza e convoque eleições gerais no País. “Deveria ser isso, porque, nessas horas de crise, há que se ter grandeza. Mas é um governo tão pequeno, tão miúdo que não consegue dialogar nem ter grandeza para propor nenhuma saída para o Brasil”, lamentou.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100