Bancada do PT aplaude os que lutaram pela Comissão da Verdade

comissao verdade1909_D1O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), divulgou hoje, em nome da Bancada, uma moção de aplauso aos diferentes partidos e pessoas que atuaram pela criação da Comissão Nacional da Verdade. No documento, a Bancada destaca o papel “essencial” que alguns integrantes do Partido dos Trabalhadores tiveram no processo : os ex-ministros de Direitos Humanos, Nilmário Miranda e Paulo Vannuchi, a atual ministra, Maria do Rosário, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ex-deputado e atual assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoino.

“O compromisso, a determinação, a habilidade, a serenidade e a firmeza de todos eles foram decisivos para que chegássemos a essa conquista, essencial para esse encontro com a nossa verdadeira história”, diz o documento. Abaixo, a íntegra da moção.

“Moção de aplauso

A Comissão Nacional da Verdade, aprovada pela Câmara Federal no dia 21 de setembro deste ano e que nos próximos dias deverá ser aprovada pelo Senado Federal, constitui um passo decisivo para a consolidação da democracia no Brasil, para o resgate de nossa memória histórica, para a recuperação da verdade, especialmente a verdade do período da ditadura, entre 1964 e 1985, quando tantos desapareceram, foram mortos, torturados, tiveram seus direitos humanos inteiramente desrespeitados.

Com a Comissão Nacional da Verdade, nos situamos entre os 40 países que já constituíram organizações semelhantes, sempre depois de ditaduras ou conflitos armados. Para que se promova uma verdadeira reconciliação nacional, é essencial que se dominem as graves violações aos direitos humanos ocorridas naquele período de terror e de sombras, inclusive aquelas que se deram na fase imediatamente anterior ao golpe de 1964, quando as articulações golpistas se intensificaram. É uma conquista da luta do povo brasileiro.

A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal quer afirmar que chegar a isso dependeu de muita gente de diferentes partidos. Nesta moção, queremos destacar os papéis essenciais dos companheiros de Partido: ex-ministros de Direitos Humanos, Nilmário Miranda e Paulo Vannuchi, da atual ministra, Maria do Rosário, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e do ex-deputado e atual assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoino. O compromisso, a determinação, a habilidade, a serenidade e a firmeza de todos eles foram decisivos para que chegássemos a essa conquista, essencial para esse encontro com a nossa verdadeira história. O compromisso deles com os direitos humanos tornou-se uma referência para todos nós.

Brasília, 29 de setembro de 2011.

Bancada Federal do PT na Câmara Federal.”

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também