Assis debate projeto que cria tabela progressiva para IR

assiscarvalho_piA TV e a Rádio Câmara exibem nesta terça-feira (27), o debate entre os deputados Assis Carvalho (PT-PI) e Alfredo Kaeffer (PSDB-PR) sobre o projeto de lei (PL 2212/11), de autoria de Assis , que visa alterar a tributação do Imposto de Renda Sobre a Pessoa Física, criando nova tabela progressiva. O deputado Assis também propõe taxação de grandes fortunas e sobre o capital usado para especulação a fim de desonerar o imposto sobre o consumo e cobrar mais de quem ganha mais. O programa Brasil em Debate vai ao ar nesta terça, às 22h30 e será reprisado na quarta, às 7h.

No debate o deputado Assis Carvalho defendeu a proposta de mudanças na ordem da tabela, argumentando que é preciso estabelecer a justiça tributária, e mostrou que as classes C e D, que contemplam mais 100 milhões de brasileiros (agora na classe C) pagam três vezes mais impostos que as classes A e B, que criam uma zona de proteção.

Para Assis Carvalho, as injustiças são gritantes e precisam ser corrigidas, pois, enquanto os 10% mais ricos pagam 22% da carga tributária, os 10% mais pobres acabam arcando com 46% que são cobrados em bens de serviços e no consumo de alimentos e taxas de água, luz e telefone.

Participação popular – O programa, gravado, teve a participação de dois telespectadores. Maria Eduarda Lopes, de Brasília, perguntou se estes recursos poderiam ser aplicados na saúde, e Sebastião Vasconcelos, de Teresina (PI), questionou a criação de mais um imposto sem combate à corrupção.

O deputado Assis Carvalho respondeu que este projeto pretende fornecer uma alternativa para arrecadar mais dinheiro para a saúde. “Queremos dar uma alternativa ao ministro Alexandre Padilha de obter os R$ 45 bilhões, buscando na fonte dos que possuem mais do isso e não pagam impostos”, explicou.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também