Anteprojeto da Reforma Política tem respaldo de entidades, diz Fontana

henrique fontana1708_D1Temas como o financiamento público e exclusivo de campanha, voto em lista partidária e aumento da participação popular na vida política do país contam com o apoio de importantes entidades da sociedade civil brasileira.

Essa é a avaliação do relator da Comissão da Reforma Política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS). Nesta semana, o parlamentar se encontrou com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Movimento de Combate a Corrupção (MCCE) e da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.

“Constatei nessas reuniões a imensa similaridade das propostas defendidas por essas entidades, com aquelas contidas no anteprojeto que apresentamos na comissão”, afirmou.

Em relação a mudanças mais profundas no sistema político-eleitoral, o relator explicou às entidades que, na condição de relator, precisa construir um texto final que viabilize a aprovação das transformações possíveis na atual conjuntura política do país.

Sobre a reunião na OAB, Henrique Fontana disse que o presidente, Ophir Cavalcante, e grande parte da diretoria da entidade, demonstrou preocupação com a atual forma de financiamento das campanhas e com o fortalecimento dos partidos.

“No encontro pude ouvir a defesa entusiasmada dos presentes com o financiamento público e exclusivo de campanha, e com o fortalecimento e a democratização dos partidos políticos”, destacou. Segundo o relator, os membros da OAB também destacaram o importante papel que os partidos políticos cumprem na mediação das reinvindicações da sociedade junto ao governo.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também