Inovação tecnológica tem que estar na pauta do Parlamento, defende Newton Lima

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara quer contribuir com a inovação tecnológica do País para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros. Para isso, realiza hoje e amanhã o seminário “O papel do Congresso Nacional na Inovação Tecnológica”. O deputado Newton Lima (PT-SP) explicou que o debate vai colocar definitivamente a inovação tecnológica na pauta do Parlamento. “Assim como a inovação e a tecnologia ganharam prioridade no governo Dilma, com os programas Brasil Maior e Brasil sem Fronteiras, o Congresso precisar dar a sua contribuição, precisa estar sintonizados com essa realidade”, defendeu Newton Lima.

O deputado enfatizou que as medidas adotadas pelo Governo Dilma ajudarão a impulsionar o setor produtivo brasileiro, melhorando qualidade, reduzindo custos e aumentando a competitividade. “Vivemos em um momento em que o setor produtivo brasileiro – os empresários – temem a concorrência asiática predatória. Por isso, é fundamental que além desses programas do governo a gente possa preparar projetos de leis que ajudem os empresários brasileiros a agregar valor ao seu produto. E isso se faz com ciência e tecnologia”, afirmou.

Newton Lima disse ainda que o Congresso pode contribuir, aprovando mais recursos para investimentos em inovação tecnologia e agilizando as votações das propostas em tramitação na Câmara e no Senado, que tratam desse tema.

Agenda – Os debates nesta quarta-feira ( 31) começam às 9h30, com o terceiro painel que tratará da educação empreendedora para inovação. O palestrante será o cientista do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, Sílvio Meira.

Em seguida, no quarto e último painel, a discussão será sobre o setor produtivo e a inovação tecnológica. Os palestrantes são, entre outros: Paulo Mol Junior, da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Pedro Antonio Arraes Pereira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Roberto Murilo Carvalho de Souza, do Centro de Pesquisa de Petrobras.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também