Senado aprova Medidas Provisórias que ignoram debate ambiental

1Parque Nacional de Jamanxim Corredeiras do Rio Jamanxim 

Parlamentares aprovaram a alteração dos limites atuais do Parque Nacional do Jamanxim e da Área de Proteção Ambiental do Tapajós, ambos no Pará. O tema é previsto na Medida Provisória (MP 758), cujo relatório foi aprovado nesta quarta-feira (12) pela comissão mista que analisou a matéria.

As mudanças nas áreas ambientais protegidas devem-se à construção na região da Estrada de Ferro 170, também chamada de Ferrogrão. Outro relatório de proposta que trata do mesmo tema, a MP 756, já havia sido aprovado na terça-feira (11) pela base do governo.

A forma como o governo tratou o tema foi criticada por parlamentares da oposição, inclusive pelo presidente da comissão mista da MP 758, senador Paulo Rocha (PT-PA).

“É um erro o governo discutir desta forma um problema histórico da Amazônia e não por meio de um projeto de lei. As mudanças dessas medidas provisórias afetam desde áreas ambientais à vida de famílias que vivem há décadas na região”, disse.

Para ambientalistas, as propostas facilitam a grilagem de terras e o desmatamento. Além disso, as famílias que vivem há mais de 40 anos na região poderiam ser prejudicadas pelas novas demarcações ambientais, já que elas poderiam ser expulsas do local.

A MP 758 ainda estabelece que áreas excluídas que não forem efetivamente utilizadas, após a instalação da ferrovia, serão reintegradas ao Parque do Jamanxim. A medida também declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, os imóveis rurais privados existentes no parque.

O relator da matéria, deputado José Reinaldo (PSB-MA), no entanto, alterou o texto no sentido de permitir a continuidade de atividades mineradoras, anteriores à criação de reservas ambientais na região.

Outra mudança é a manutenção da atividade local dos pequenos produtores rurais. Inclusive em Trairão, no Oeste do Pará. Segundo Reinaldo, o município – que tem uma economia tipicamente rural – foi prejudicado pela criação de unidades de conservação em 2006.

Agora, a proposta promove ajustes nos limites da Floresta Nacional de Itaituba II e do Trairão e cria as áreas de proteção ambiental (APAs) Rio Branco, Trairão e Carapuça.

Com a aprovação da matéria em comissão, a proposta segue para o plenário da Câmara dos Deputados.

PT no senado
Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100