O relator da Reforma Política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), debateu com o líder da bancada, deputado Carlos Zarattini (SP), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e outros 37 parlamentares do partido o parecer apresentado por ele, na última terça-feira (4), na Comissão Especial que analisa o tema.
“Essa reunião deve ajudar a balizar nossas decisões. Há um reconhecimento da bancada de que existe um documento finalizado e bem-acabado, com começo, meio e fim, para fazermos a disputa na sociedade e aqui dentro do Congresso”, afirmou Vicente Cândido.
Na avaliação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, o encontro foi importante para construir uma posição uniforme do partido quando o relatório for votado na comissão e no plenário da Câmara.
“O ideal é que caminhemos para uma posição unitária da bancada ou, se não for possível a unanimidade, que fechemos questão mesmo sabendo que essa reforma é limitada dentro da atual correlação de forças (no parlamento). Entendemos que uma reforma política mais ampla seria possível apenas com a realização de uma constituinte exclusiva para esse fim”, disse.
No dia 12, os parlamentares petistas membros da comissão, voltarão a se reunir para analisar e debater as propostas da Reforma Política.
Fazem parte do colegiado, na condição de titulares, os deputados Henrique Fontana (RS), Maria do Rosário (RS), Rubens Otoni (GO), além do relator. Como suplentes figuram os petistas Arlindo Chinaglia (SP), Nilto Tatto (SP), Padre João (MG) e Valmir Prascidelli (SP)
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara