Márcio Macedo apresenta projeto que estimula formação técnico-profissional

Criar novos mecanismos de estímulo à formação técnico-profissional de estudantes de escolas públicas, visando ao mercado de trabalho. É com este objetivo que o deputado Márcio Macêdo (PT-SE) apresentou um projeto de lei que articula a oferta de 30% das vagas dos cursos de formação técnico-profissionalizante das instituições do sistema S para estudantes de nível médio de escolas públicas gratuitamente.

A proposta parte do princípio de que as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical são reconhecidas pela qualidade dos cursos profissionalizantes que oferece. São elas: o Sesi/Senai (da indústria), o Senac/Sesc (do comércio), o Sest/Senat (do transporte), o Senar (da agricultura), o Sebrae (da micro e pequena empresa), dentre outros.

“Trata-se de uma rede que historicamente tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social do país, preparando cidadãos aptos a participar, produtivamente, da geração de bem estar material, pessoal e coletivo. Tal sistema, desde suas origens, é financiado por contribuições instituídas por lei, constituindo recursos públicos que, em função de disposição constitucional, tem destinação específica, retornando ao próprio meio de onde se originam”, justifica o parlamentar.

De acordo com o deputado, os recursos públicos são limitados, mas as necessidades de formação são crescentes e é neste sentido que ele apresenta este projeto de lei.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também