A deputada Erika Kokay (PT-DF) está em Missão Oficial representando o Congresso brasileiro na Cúpula de Tuberculose, em Berlim, Alemanha, evento que acontece entre os dias 20 e 22 de março. Erika, única parlamentar brasileira na atividade, participa a convite da Frente Parlamentar Global de Tuberculose, sem ônus para a Câmara Federal. A Frente Parlamentar, – organização internacional sem fins lucrativos – reúne mais de 2 mil parlamentares de 130 países comprometidos com o fim da doença.
No convite, feito ainda no ano de 2016, a organização destacou o trabalho de Erika Kokay como coordenadora da Frente Parlamentar de Enfrentamento às DSTs, HIV e AIDS, além de sua luta pelos direitos humanos, contra o HIV e a coinfecção Tuberculose-HIV.
“Nossa intenção é trabalhar na eliminação da tuberculose, uma doença fortemente associada à extrema pobreza e às populações mais vulnerabilizadas”, diz Erika Kokay. “Pessoas em situação de rua, presidiários, pessoas vivendo com HIV e AIDS e indígenas, são as populações que têm mais chances de contrair a doença. A tuberculose é principalmente um problema social”, completa a deputada.
O objetivo da reunião é elevar o perfil da tuberculose de forma a sensibilizar os governos do G20 para que formulem uma resposta conjunta afim de cumprir as metas de extinção da tuberculose e o enfrentamento à sua forma resistente. Um dos principais objetos de trabalho da Frente Global é fazer advocacy da tuberculose no âmbito desse grupo de países.
De acordo com dados da Frente Parlamentar Global, a tuberculose não é apenas a doença infecciosa que mais mata no mundo, responsável por 1,8 milhão de mortes somente no ano 2016, mas também é a única infecção transmitida pelo ar que tem sua forma resistente.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara